InícioEditorialPolítica NacionalEm evento em São Paulo, Barroso diz que Forças Armadas fizeram ‘papelão’...

Em evento em São Paulo, Barroso diz que Forças Armadas fizeram ‘papelão’ no TSE

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, fez críticas à politização das Forças Armadas nesta segunda-feira, 4. O ministro participou de um evento promovido pela Faculdade de Direito da PUC-SP e pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, no Teatro Tuca, e abordou a atuação dos militares em uma comissão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Um papelão”, afirmou Barroso, que também mencionou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, apontando a não demarcação de terras indígenas, a paralisação do Fundo Amazônia e o negacionismo em relação à pandemia como pontos críticos. Ele também abordou o tema das ameaças à democracia no Brasil e mencionou o risco de golpe no país, citando possíveis ações como o uso da inteligência para perseguir adversários, incentivo a acampamentos golpistas, desfile de tanques na Praça dos Três Poderes e ataques à imprensa. O ministro ressaltou a importância das instituições democráticas e afirmou que estas saíram vitoriosas.

Ao final, Barroso reforçou a importância do papel das Forças Armadas nos 35 anos de democracia brasileira, destacando que elas cumpriram suas funções constitucionais de forma exemplar e distante da política. Ele também enfatizou que a politização das Forças Armadas foi resultado de uma má liderança e que, atualmente, o país está superando esse cenário.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você