InícioEditorialPolítica NacionalBrasil e Espanha reforçam acordos bilaterais em encontro em Brasília

Brasil e Espanha reforçam acordos bilaterais em encontro em Brasília

Brasil e Espanha assinaram acordos bilaterais em áreas como comunicação, ciência, tecnologia, inovação, administração pública e saúde. As negociações aconteceram durante a visita do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nesta quarta, 6. Os dirigentes se mostraram alinhados na busca pelo avanço das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O primeiro-ministro espanhol destacou que a Espanha não representa um obstáculo para a conclusão do acordo e espera que ele entre em vigor em breve. Ele ressaltou que após os impactos da guerra na Ucrânia, os países europeus aprenderam a importância de diversificar e buscar novas parcerias comerciais. O acordo Mercosul-UE, aprovado em 2019 após duas décadas de negociações, aguarda a ratificação pelos parlamentos de todos os países envolvidos para entrar em vigor. Com abrangência em temas tarifários e regulatórios, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio e propriedade intelectual, a negociação envolve 31 países.

Em entrevista após as assinaturas, Lula e Sanchéz comentaram a importância da união na luta contra o extremismo. “A negação da política e o discurso de ódio alimentado por notícias falsas”, ressaltou o presidente Lula. “Não podemos transigir com o totalitarismo nem nos deixar paralisar pela perplexidade e pela incerteza diante dessas ameaças”, ressaltou o petista, antes de assegurar que a defesa da democracia está inevitavelmente ligada à luta contra todas as formas de exclusão. Sánchez endossou as palavras do anfitrião para defender as democracias dos ataques que estão sofrendo e reiterou o total apoio da Espanha às instituições brasileiras. O primeiro-ministro espanhol disse que esses ataques “nos lembram da necessidade de permanecermos firmes na defesa dos princípios democráticos”, ao mesmo tempo em que advertiu que “não esquecer a ameaça é a primeira condição para evitá-la.”

*Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Caso Marielle: Moraes mantém prisão do delegado Rivaldo Barbosa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta sexta-feira (17/5),...

Vai à Virada Cultural 2024? Vejas dicas de segurança para aproveitar o evento

Neste fim de semana acontece mais uma edição da Virada Cultural de São Paulo,...

Milei reafirma compromisso em fechar Banco Central da Argentina

Presidente argentino diz ainda que, depois de “limpar” a autoridade monetária, criará lei proibindo...

CNJ: Barroso não inclui caso de Moro e Hardt na pauta de 3ª (21/5)

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, não incluiu...

Mais para você