InícioNotíciasPolíticaCom ano mais curto, Lira quer entregar Câmara zerada até final de...

Com ano mais curto, Lira quer entregar Câmara zerada até final de maio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), demandou dos líderes partidários um cronograma de projetos prontos para serem votados em Plenário até o final de maio. Preocupa muito o deputado a excepcionalidade de 2024, que será de trabalhos mais “curtos” por causa do ano eleitoral.

Essa excepcionalidade pode atrapalhar os planos do cacique de fazer campanha e eleger o seu sucessor em 2025. O blog já mostrou que Lira atua ativamente para concluir a federação União Brasil/PP e que isso tornaria o seu candidato (por ora Elmar Nascimento [União Brasil-BA]) imbatível.

Entretanto, Lira quer conquistar também o apoio do governo. Ele muito se preocupa com sua situação pós-presidência da Câmara. O destino mostrou que os últimos chefes da casa não se deram muito bem depois de deixar o posto.

Para 2025 (e 2026), Lira quer estreitar a relação com Lula para se tornar ministro ou receber apoio ao Senado no ano eleitoral.

Por isso, o presidente quer pautar a desoneração da folha e o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) para a semana santa, o que obrigará deputados a continuarem em Brasília pelo menos até quinta (28/03).

Nesta semana, a Câmara já votou o fim das saidinhas e o Novo Ensino Médio, pautas importantes para o governo que foram aceleradas pelo líder.

Lira também quer votar a regulamentação da reforma tributária até esse prazo de maio, mas isso ainda depende do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que entregará parte do texto já no mês que vem. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

FAB suspende temporariamente coleta de água e roupas para o Rio Grande do Sul

A partir desta sexta-feira (17), a Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu temporariamente o recebimento...

Itamaraty terá reforço de diplomatas em Brasília de olho na COP30

Ministério cortou 90 vagas no exterior; saldo do 1º semestre entre quem volta para...

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei Complementar nº 207,...

Lula sanciona novo Dpvat com vetos; entenda

Motoristas ficam obrigados a pagar o seguro para licenciamento, transferência e baixa de veículos,...

Mais para você