InícioEditorialPolítica NacionalPara evitar atritos, governo Lula silencia sobre o 31 de março

Para evitar atritos, governo Lula silencia sobre o 31 de março

A chegada dos militares ao poder no Brasil completa 60 anos neste domingo (31). A data em si, comemorações e manifestações de protestos voltaram, nos últimos anos, a ser motivo de acirramento da polarização e constantes embates entre a direita e a esquerda brasileira. Nesse contexto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou, no início do março, que não queria manifestações sobre o tema e nenhuma alusão à data por parte de seus ministros e de nenhuma esfera do Executivo. A interrupção de eventos anunciados como os programados pelo Ministério dos Direitos Humanos, com a temática “sem memória não há futuro”, se soma a outras atitudes criticadas pela esquerda nas escolhas do presidente. O projeto de criação do Museu da Memória e da Verdade, anunciado há mais de um ano pelo então ministro Flávio Dino, não aconteceu, assim como o projeto de recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, extinta no governo Bolsonaro.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Fontes do governo confirmaram, dias atrás, que o ministro da Defesa, José Múcio, avisou ao presidente que os comandantes de Exército, Marinho e Aeronáutica concordaram em não se manifestar neste domingo, configurando um acordo tácito. Algumas personalidades, mesmo próximas a Lula, no entanto, não deixaram de se manifestar sobre o que pensam da data e do período, como fez Dilma Rousseff em seu perfil no X (ex-Twitter). “Manter a memória e a verdade histórica sobre o golpe militar que ocorreu no Brasil há 60 anos, em 31 de março de 1964, é crucial para assegurar que essa tragédia não se repita, como quase ocorreu recentemente, em 8 de janeiro de 2023.” O Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou em seu perfil oficial, e republicou as mensagens de repúdio publicadas por parlamentares da legenda.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você