InícioEditorialPolítica NacionalDistribuidoras de gás veem "sinais promissores" para o setor

Distribuidoras de gás veem “sinais promissores” para o setor

Abegás diz que planos do governo para estimular o desenvolvimento da demanda e oferta de gás representam grande avanço

Governo Lula tem prometido choque da oferta de gás natural no Brasil; na imagem, dutos de distribuição da Comgás em São Paulo Reprodução/Comgás (via Instagram)

Geraldo Campos Jr. 26.abr.2024 (sexta-feira) – 13h45

A Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) afirmou nesta 6ª feira (26.abr.2024) ver “sinais promissores” para o setor com as medidas que vêm sendo sinalizadas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entidade, uma das mais representativas do mercado de gás no país, diz que há “grande avanço” com as iniciativas já anunciadas.

Nos últimos dias, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) deram declarações afirmando que o governo trabalha para um choque na oferta de gás natural, incluindo a redução da reinjeção nos poços e importação da Argentina para aumentar a disponibilidade do insumo. O governo também estuda meios para reduzir os preços aumentando o acesso a infraestruturas e regulando as tarifas de escoamento.

A entidade que representa as distribuidoras de gás disse que as declarações “mostram sintonia no diagnóstico e engajamento para encontrar soluções para muitos entraves” e que “o que o Brasil mais precisa é de medidas efetivas para estimular o desenvolvimento do mercado, combinando o casamento entre demanda e oferta”.

Em comunicado, a associação listou medidas para aumentar a oferta e a demanda de gás natural e pediu que o governo siga firme nessa agenda “cumprindo o compromisso social de desenvolvimento, e de geração de emprego e renda”. Eis a íntegra (PDF – 197 kB).

A entidade defendeu melhores condições para acesso à infraestrutura da Petrobras, como dutos marítimos de escoamento e unidades de tratamento de gás. Também sugere a criação de âncoras que garantam demanda firme de gás, como novas termelétricas e incentivos para o uso do gás no setor de transporte.

Eis o que sugere a entidade para:

Oferta de gás

Aumento da oferta de gás natural com investimentos no pré-sal e na bacia Sergipe/Alagoas, dentre outras que possam ser disponibilizadas; Investimento e ampliação de gasodutos de escoamento da produção, estações de tratamento (UPGN) e gasodutos de transporte; Ações concretas para reduzir a reinjeção do gás nos campos do pré-sal; Melhores condições de acesso à infraestrutura essencial já existente, viabilizando que mais ofertantes possam entregar e concorrer com entrega da molécula de gás nos city-gates, o que permitirá, na ponta, melhores condições comerciais para todos os consumidores; Viabilizar a exploração e a produção de gás na bacia Sergipe-Alagoas e na Margem Equatorial. Demanda por gás

Criação de âncoras de demanda firme que garantam previsibilidade para investimentos na oferta, como termelétricas a gás natural com 70% de inflexibilidade para assegurar segurança energética diante da intermitência e sazonalidade de fontes renováveis e garantia de potência para respaldar a operação do sistema em momentos de forte variação de consumo e de geração (especialmente no meio da tarde e no início da noite); Preços competitivos para a indústria, especialmente dos setores químico, petroquímico e fertilizantes, promovendo um processo de neoindustrialização; Incentivos ao uso de gás natural em transporte de carga (caminhões) e no transporte coletivo urbano (ônibus), substituindo o diesel por gás natural, e à formação dos chamados “Corredores sustentáveis” nas rodovias, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e no cumprimento de metas de descarbonização, viabilizando a transição energética com inserção do biometano.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Mais para você