InícioEditorialPolítica NacionalSánchez diz que continuará no cargo de premiê da Espanha

Sánchez diz que continuará no cargo de premiê da Espanha

Político passou a ponderar a renúncia depois da abertura de uma investigação contra a sua mulher, Begoña Gómez

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (foto) é filiado ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), de centro-esquerda Sérgio Lima/Poder360 – 6.mar.2024

PODER360 29.abr.2024 (segunda-feira) – 7h03

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (PSOE), anunciou nesta 2ª feira (29.abr.2024) que vai continuar no cargo. Ele considerou renunciar depois da abertura de uma investigação contra a sua mulher, Begoña Gómez.

“Decidi continuar [no governo] e continuar com mais força, se possível”, afirmou. “Assumo perante a vocês o meu compromisso de trabalhar incansavelmente, com firmeza e serenidade, pela regeneração pendente da nossa democracia e pelo avanço e consolidação dos direitos e liberdades”, completou. 

Sánchez citou em seu pronunciamento desta 2ª feira (29.abr) a carta que divulgou na semana passada. “Nela, perguntei se valia a pena suportar o assédio que a minha família sofreu durante 10 anos em troca de presidir o Governo da Espanha. Hoje, depois desses dias de reflexão, tenho uma resposta clara”, disse o premiê.

“Se todos aceitarmos como sociedade que a ação política permita o ataque indiscriminado a pessoas inocentes, então não vale a pena. Se permitirmos que o conflito partidário justifique o exercício do ódio, da insidiosidade e da falsidade em relação a terceiros, então não vale a pena”, continuou. 

“Não há honra que justifique o sofrimento injusto das pessoas que mais amamos e respeitamos, e ver como se tenta destruir a sua dignidade sem que haja o menor fundamento”, acrescentou. 

Apesar disso, ele disse que causaria “danos irreparáveis” à democracia se permitisse “que fraudes deliberadas” orientassem “o debate político”, forçando “as vítimas dessas mentiras a provarem a sua inocência contra a regra mais básica” do Estado de Direito.

“Confundir liberdade de expressão com liberdade de difamação é uma perversão democrática com consequências desastrosas”, afirmou. “Portanto, a questão é simples: queremos isso para a Espanha? Minha mulher e eu sabemos que essa campanha difamatória não vai parar. Sofremos com isso há 10 anos. É sério, mas não é o mais relevante. Aguentamos ela”, disse.

O político afirmou que as manifestações no domingo (28.abr) em favor de sua continuidade no governo espanhol influenciaram “decisivamente” a escolha de não renunciar. 

Sánchez é filiado ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), de centro-esquerda. Em novembro de 2023, foi reeleito para seu 3º mandato com maioria absoluta no Parlamento da Espanha. Em março deste ano, visitou o Brasil e se encontrou com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

ENTENDA A mulher de Sánchez é acusada de tráfico de influência e corrupção e será investigada por supostamente usar sua posição como primeira-dama para conseguir investimento em um curso de mestrado da Universidade Complutense de Madri, da qual ela é diretora.

A acusação, aceita por um tribunal de Madri, foi feita pela organização Manos Limpias (Mãos Limpas), que afirma ser “anticorrupção”. As provas se baseiam em uma série de reportagens sobre o tema do jornal espanhol El Confidencial.

Em seu perfil no X, Sánchez afirmou que as acusações são baseadas em notícias falsas de “jornais de extrema-direita”. Atribuiu o caso a uma manobra dos partidos PP (Partido Popular) e Vox para enfraquecê-lo politicamente e disse que a ação contra sua mulher foi premeditada.

O Ministério Público da Espanha pediu na 5ª feira (25.abr.2024) que a Justiça espanhola arquive a investigação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Caiado critica Lula por estimular polarização no Brasil

Governador de Goiás afirmou que presidente, em vez de governar, se preocupou em “continuar...

Humilhação em trio persegue Wanessa em briga na Justiça. Entenda!

Desde a sua entrada no Big Brother Brasil 24, a vida de Wanessa Camargo...

Fuzil, granada e degola: veja ameaças de fuzileiro à família de Moraes

Investigações apontam que os irmãos presos enviaram mensagens com requintes de crueldade para a...

Defensoria Pública move ação contra Cobasi por morte de animais em alagamentos no RS

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul moveu uma ação contra a Loja...

Mais para você