Ruy Conde/MDHC
1 de 1 Imagem aérea de Canoas após enchentes – Metrópoles – Foto: Ruy Conde/MDHCAliada ao governo, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) enviou um requerimento ao Ministério da Justiça questionando as medidas adotadas pela pasta nos presídios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
O requerimento foi protocolado pela parlamentar mineira na quinta-feira (9/5) e é direcionado ao atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
A deputada questiona, por exemplo, se há registro de mortos ou feridos nos presídios gaúchos por causa do desastre climático e se o ministério está tomando medidas para garantir a segurança dos prisioneiros.
Duda pergunta ainda se há garantia de “acesso à água potável, alimentação, higiene e saúde das pessoas encarceradas” e indaga sobre as medidas para garantir a comunicação com as famílias dos detentos.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem o dever de zelar pela segurança e pelo bem-estar das pessoas privadas de liberdade, mesmo em situações de emergência como a que estamos presenciando no Rio Grande do Sul. As informações solicitadas neste requerimento são essenciais para que possamos acompanhar as ações do governo e cobrar as medidas necessárias para garantir a proteção dos direitos humanos das pessoas encarceradas”, diz a deputada.
Até quinta-feira, quase 1,5 milhão de pessoas em 428 municípios do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas chuvas, que deixaram ao menos 107 mortos e 136 desaparecidos.
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
metropoles.com
Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?