No Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará anúncios de assistência para a população gaúcha, que enfrenta uma tragédia provocada pelas fortes chuvas. Desde a semana passada, são estudadas medidas de auxílio financeiro.
Lula pousou em Canoas (RS) por volta das 10h desta quarta-feira (15/5) e seguiu para uma reunião, em São Leopoldo (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre, com o governador Eduardo Leite (PSDB). Após o encontro, os dois anunciam com demais autoridades lançamentos das novas medidas.
Acompanhe aqui:
Na chegada a São Leopoldo, o presidente passou por um abrigo na cidade, onde tirou fotos, abraçou e consolou algumas pessoas. Ele estava com Leite e a primeira-dama Janja Lula da Silva.
Reforço na vacinação Antes do pronunciamento de Lula, a ministra Nísia Trindade (Saúde) disse não ter falta de medicamentos ou vacinas e atribuiu prejuízo à “desinformação criminosa, levando pânico à sociedade”.
“Serão destinadas 1 milhão e 200 mil doses de vacinas, uma atenção especial para os problemas que vem com a inundação, hepatite, raiva, mas também vacina para sarampo e todas as vacinas necessárias estão nessa agenda”, afirmou.
“Reconstrução e união” Ao embarcar para a viagem, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), publicou no X (antigo Twitter) sobre o “imenso esforço de reconstrução e união” do governo federal.
“Só o que não vamos poder devolver ao povo gaúcho são as vidas perdidas, o resto nós vamos atrás”, afirmou.
Boletim da Defesa Civil Segundo a Defesa Civil do estado, são 149 mortos pelo evento climático e 108 estão desaparecidos. Outras 540 mil estão desalojadas e 76 mil foram para abrigos.
No total, 446 municípios seguem afetados pelas chuvas. Nesta quarta, o estado enfrenta ainda queda brusca nas temperaturas.