InícioEditorialPolítica NacionalCongresso derruba veto de Lula e acaba com ‘saidinha’ de presos do...

Congresso derruba veto de Lula e acaba com ‘saidinha’ de presos do regime semiaberto para visitar família

Foram 314 votos a 116 pela derrubada na Câmara, com duas abstenções, e o placar no Senado foi de 52 a 11, com uma abstenção; agora volta a valer na íntegra a lei aprovada pelo Congresso

Jefferson Rudy/Agência Senado

Auxiliares tentaram até o último momento convencer os parlamentares a manter a decisão do petista, mas não conseguiram evitar a derrota

O Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira (28), o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a trechos do projeto de lei que limitou a chamada “saidinha” de presos do regime semiaberto no país. Auxiliares tentaram até o último momento convencer os parlamentares a manter a decisão do petista, com apelos à bancada evangélica, mas não conseguiram evitar a derrota. Na Câmara dos Deputados, foram 314 votos a 116 pela derrubada, com duas abstenções. No Senado, o placar foi de 52 a 11, com uma abstenção. Com a derrubada do veto, volta a valer na íntegra a lei aprovada pelo Congresso. O texto mantém a “saidinha” apenas para condenados inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem ensino médio ou superior, durante o tempo necessário para essas atividades.

Interlocutores de Lula disseram nos bastidores que a manutenção do veto era prioridade para o presidente e estava sendo tratada pelo PT como “questão de honra”, com atuação de ministros como Ricardo Lewandowski (Justiça) na tentativa de sensibilizar os parlamentares. O veto de Lula abria espaço para que os detentos visitassem suas famílias e realizassem atividades preparatórias para o retorno ao convívio social, que ocorre depois de cumprirem as penas. Para usufruir do benefício, além de estar no regime semiaberto, os presos precisariam apresentar bom comportamento e já ter cumprido ao menos um sexto da pena.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ao vetar o dispositivo, Lula havia argumentado que a revogação do direito à visita à família “restringiria o direito do apenado ao convívio familiar, de modo a ocasionar o enfraquecimento dos laços afetivo-familiares que já são afetados pela própria situação de aprisionamento”. Lula também justificou que “a manutenção de visita esporádica à família minimiza os efeitos do cárcere e favorece o paulatino retorno ao convívio social”.

“Não vai resolver problema de segurança pública, vai tensionar o sistema carcerário porque está questionando direitos adquiridos”, disse o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), durante a sessão. Ele diz que haverá questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF). Contrários ao veto afirmam que muitos dos presos aproveitam o benefício da saída temporária para voltar à prática de crimes ou fugir, o que geraria perigo à sociedade. “Mais de 15 mil presos já foram para as ruas porque não voltaram da saidinha”, argumentou o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o deputado Alberto Fraga (PL-DF), na sessão.

“O governo Lula cometeu um grande erro ao vetar um projeto que aprimora nossa segurança pública. Não é verdade que esse é um projeto populista”, declarou o senador Sérgio Moro (União-PR). A expectativa inicial era de que a “saidinha” fosse analisada no começo do mês, mas o adiamento ocorreu em acordo com a oposição que, em troca, pediu a manutenção de um veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a legislação de 2021 que substituiu a antiga Lei de Segurança Nacional (LSN).

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Odoguiinha e Vinicius Henuns brilham em entrevista! 

  Os artistas Odoguiinha e Vinicius Henuns do single "Muero Por Tenerte",  dividiram suas vidas...

Homem deita em baixo de ônibus em protesto na cidade Itamaraju

  Um homem numa atitude de desespero deitou no chão em baixo de um ônibus,...

Cães e gatos também enjoam em viagens; veja dicas práticas para o conforto do seu pet

Animais de estimação são verdadeiramente os melhores amigos do homem, compartilhando alegrias e companheirismo....

NOTA DE FALECIMENTO – Pedro da Conceição Braz

Pedro da Conceição Braz 61 anos Data de falecimento: 05/07/2024 Saiba mais informações sobre o serviço de...

Mais para você