O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao Rio de Janeiro na quarta-feira (19/6). A agenda principal será a posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que substitui Jean Paul Prates no comando da empresa.
O evento ocorre pouco mais de um mês após a demissão de Prates, que se deu depois de meses de “fritura”.
Na sexta-feira (14/6), Magda começou a mexer nas equipes da estatal e indicou três nomes para as diretorias executivas:
Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação: Renata Baruzzi; Diretoria Executiva de Exploração e Produção: Sylvia dos Anjos; Diretoria Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores: Fernando Melgarejo. As indicações da nova presidente ainda precisam ser aprovadas internamente e, no meio tempo, os diretores atuais permanecem nas vagas.
Por enquanto, a expectativa do governo Lula com a nova presidente é que ela promova maiores investimentos na empresa. Ela poderá seguir uma linha semelhante a Prates, cujo desgaste ocorreu principalmente pela relação com demais membros do alto escalão.
Magda esteve no Palácio do Planalto na segunda-feira (17/6), para o evento do Plano Amazônia, ao lado de Lula.
Quem é a nova presidente? Magda Chambriard é natural do Rio de Janeiro e tem 67 anos. Ela é formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui pós-graduação em engenharia química.
A presidente ingressou na estatal nos anos de 1980, como estagiária de engenharia. Depois, se tornou assessora da diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).