InícioNotíciasPolíticaBarroso tira de pauta julgamento sobre manutenção de Ednaldo na CBF

Barroso tira de pauta julgamento sobre manutenção de Ednaldo na CBF

Com o julgamento da descriminalização do porte de maconha para uso individual marcado para o dia 25 de junho, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tirou da pauta o referendo de decisão liminar que garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Decisão do ministro Gilmar Mendes suspendeu entendimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que havia destituído Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e designado um interventor para gerir a entidade. Com a liminar, Rodrigues e os demais dirigentes eleitos pela Assembleia Geral Eleitoral da CBF em março de 2022 voltaram aos cargos.

A liminar seria submetia ao plenário na próxima terça-feira (25/6), mas logo depois da sessão desta quinta-feira (20/6), que definiu pela continuação da análise sobre o porte de maconha para uso individual na próxima terça, Barroso tirou o item da CBF de pauta.

Gilmar Mendes restabeleceu o comando da entidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7580, ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Pedido do MPRJ Nesta quarta-feira (19/6), segundo publicou o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu ao ministro Gilmar Mendes permissão para participar do julgamento.

Foi com o MPRJ que a CBF firmou, em 2022, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabeleceu as regras eleitorais por meio das quais Ednaldo foi eleito ao comando da confederação, naquele ano.

Em dezembro de 2023, no entanto, a 21ª Vara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro derrubou o TAC e afastou o cartola da presidência da CBF.

Por decisão liminar de Gilmar, Ednaldo Rodrigues retomou o poder na entidade em janeiro deste ano. Agora, nova data para o referendo deve ser marcada pelo presidente da Corte.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Defesa Civil solicita que empresas de energia se preparem para tempestade em São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo notificou as empresas de energia para um novo...

BM: eventual governo Trump não terá impacto no financiamento verde do banco

Um eventual retorno de Donald Trump à Casa Branca não terá impacto no Banco...

Fluminense e Corinthians vencem e saem do Z4; veja resultados

A 30ª rodada do Brasileirão contou com uma goleada corintiana. O Fluminense levou a...

Bira Corôa afirma que campanha adversária em Camaçari tenta pintar realidade

Para o ex-deputado estadual Bira Corôa, não há como dissociar a figura do prefeito...

Mais para você

[the_ad id="181056"]