InícioEditorialPolítica NacionalLula afirma que há jogo especulativo contra o real e faz nova...

Lula afirma que há jogo especulativo contra o real e faz nova crítica a Campos Neto: ‘Não pode ter viés político’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmando que a instituição não pode ser dirigida por alguém com “viés político”. Lula, que está em Salvador para as comemorações do Dia da Independência do Brasil na Bahia, celebrado neste dia 2 de julho, destacou que, apesar das críticas, aguardará o fim do mandato de Campos Neto para indicar um novo presidente para o BC. “Quando a gente indica um presidente do Banco Central, do Banco do Brasil, da Petrobras, não indica a pessoas para fazer o que a gente quer. As empresas têm diretoria, têm conselho. E o Banco Central tem uma função: cuidar da política monetária desse país e atingir a meta da inflação. Por isso a gente acabou de aprovar a meta da inflação em 3%. O que não dá é para ter um presidente do Banco Central com viés político. Eu não posso fazer nada porque ele tem o mandato. Tenho que esperar ele terminar o mandato e indicar alguém”, declarou Lula em entrevista à Rádio Sociedade.

O chefe do Executivo também abordou a alta do dólar, atribuindo o aumento à especulação gerada por suas declarações em outras entrevistas. O presidente defendeu intervenção do governo federal para conter a alta da divisa estrangeira. “Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. Há uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real”, disse Lula. “Nós temos que fazer alguma coisa. Eu não posso falar porque se não estaria alertando meus adversários. Eu tenho conversado com as pessoas o que a gente vai fazer. Estou voltando quarta-feira, vou ter uma reunião.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além das críticas ao Banco Central, Lula comentou sobre a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele solicitou que Haddad apresente casos de excessos de gastos para que o governo possa tomar as devidas providências. Haddad, por sua vez, informou que se reunirá com Lula para discutir a economia do país, incluindo a revisão de gastos e o cumprimento da meta fiscal para 2024 e 2025. A reunião também abordará medidas de desoneração da folha de pagamento de 17 setores e ações para atender o estado de calamidade no Rio Grande do Sul.

*Com informações do repórter Henrique Carmo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Condutor morre em acidente registrado na cidade de Prado

O condutor de um veículo de passeio morreu nas primeiras horas deste domingo (07)...

Brasil teve 37 ônibus queimados no 1º semestre de 2024

Houve queda em relação ao mesmo período de 2023, mas alta ante 2022; levantamento...

Daniel Lenhardt revela mudanças após BBB 20: “Um choque para muitos”

Daniel Lenhardt ficou conhecido após ter participado do Big Brother Brasil 20. O modelo...

Quem era Marina Mamede, streamer e ativista que morreu aos 34 anos

A streamer e ativista Marina Mamede, de 34 anos, morreu na última sexta-feira (5/7),...

Mais para você