InícioNotíciasPolíticaAlckmin cita Europa e pede fortalecimento de comércio regional na AL

Alckmin cita Europa e pede fortalecimento de comércio regional na AL

Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, defendeu nesta terça-feira (9/7) o fortalecimento do comércio entre os países da América Latina. Para Alckmin, o Brasil e seus vizinhos precisam seguir exemplos como o da União Europeia.

“O mundo é globalizado, mas o comércio é intrarregional. Outros blocos econômicos, como União Europeia, têm 60% do comércio apenas entre eles. Enquanto nós, da América Latina, estamos em 26%. Ou seja, temos que fortalecer o comércio com os nossos vizinhos”, afirmou o vice-presidente, que ocupa a presidência em exercício durante viagem do presidente Lula justamente a países vizinhos.

Alckmin falou em um evento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, chamado “Transformar Juntos”, que é voltado a gestores. Além do presidente em exercício, também participaram: Celso Sabino, ministro do Trabalho e Emprego; Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Décio Lima, presidente do Sebrae.

O presidente em exercício também defendeu que o evento, que conta com presença de mais de 2 mil gestores públicos, é uma boa parceria com os municípios para incentivar emprego e renda.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o debate do Transformar Junto vai gerar bons resultados. “As pessoas que estão aqui vão desenhar com muito mais lapidação a obra mais importante que precisamos entregar ao povo brasileiro: as obras humanas, de realizar o sonho de diversos homens e mulheres espalhados no nosso território, de obter uma renda”, discursou.

Lima também afirmou que “esse novo modelo de desenvolvimento social e econômico que a gente almeja, mirando na inclusão que passa pelo fomento aos pequenos negócios, só é possível se trabalharmos juntos”. “E é o que o Sebrae está propondo com esse evento”, concluiu.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou durante a abertura sobre a importância do setor, que atualmente corresponde a 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Seguimos firmes rumo à sétima posição econômica do mundo, graças ao esforço e determinação de micro e pequenos empreendedores do Brasil. Esse movimento é feito com várias mãos e com esforço de muitos homens e mulheres”, declarou.

Ainda segundo o ministro, esse ano a meta é o Brasil bater o recorde de turistas estrangeiros no país.

Para o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Sebrae é fundamental no processo da criação de estratégias com os gestores locais.

 “São nas cidades onde acontecem as oportunidades e também onde precisamos ter as soluções de problemas. E o Transformar Juntos é pensar na pequena empresa, no pequeno negócio e nas oportunidades que precisamos construir no segmento”, afirma.

Transformar juntos O evento “Transformar Juntos” vai abordar diversos debates como compras públicas de micro e pequenas empresas; simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, sustentabilidade, economia Criativa e inovação e energia. São mais de 5o atividades até quinta-feira (11/7) no Centro de convenções brasil 21.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tragédia em Eunápolis: briga entre colegas de trabalho termina em morte

Uma briga entre dois funcionários de uma empresa de pavimentação em Eunápolis culminou em...

Pão ou tapioca: veja qual é melhor para emagrecer

Tapioca com queijo ou pão na chapa com manteiga. Essas e várias receitas fazem...

Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos em evento com Anielle Franco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta quinta-feira (19), a nova ministra...

Mais para você