O coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado (CNU), Alexandre Retamal, deu dicas aos candidatos ao “Enem dos Concursos” na reta final de preparo. As provas, que inicialmente seriam aplicadas em 5 de maio, foram adiadas para 18 de agosto por causa das chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul.
Segundo Retamal, o nível de segurança do certame será maior que o do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inspirou esse modelo inédito de seleção pública. São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos.
“Procure obedecer os fiscais de sala. Não custa nada, a gente sabe evitar problema. A gente sabe que um concurso como esse pode exigir o nível de segurança muito alto. O nível de segurança que vocês vão se deparar para chegar, para fazer a prova é mais do que do Enem, é mais. Vocês vão perceber isso. E mais do que num concurso público que vocês participam normalmente, mas é porque tem necessidade para isso”, argumentou Retamal em entrevista ao Metrópoles.
E completou: “Então, procure atender os fiscais, chegue lá com paciência, sentem no seus lugares, na sala, vocês vão fazer a prova e façam o seu melhor”.
Assista:
Veja abaixo outras dicas:
Água “É uma prova longa. Então, a gente recomenda que a pessoa leve água em garrafa transparente. Hoje em dia estão na moda essas garrafas de academia. Eu também gosto. É bonito, mas tem que ser garrafa d’água transparente.”
Comida “Também, por ser uma prova longa, eu acho bom que a pessoa leve algum tipo de alimentação. Se levar, leve em embalagem fechada, dá para evitar qualquer tipo de problema.”
Equipamentos eletrônicos “Pode entrar com o equipamento eletrônico. Só que, na hora que entrar, desliga tudo, até o relógio, o relógio eletrônico, e coloca no envelope. Eu destaco isso, que é o seguinte, gente, se tocar o celular às vezes é alguém que está te ligando porque não sabe que estava numa prova: para que a pessoa vai ser eliminada por causa de uma besteira como essa, entendeu?”
Caneta “As pessoas devem levar caneta esferográfica preta transparente.”
Retamal disse que uma dica fundamental do que levar é calma: “Além de tudo, assim, eu sempre tenho destacado que uma coisa muito importante para levar no dia é calma, calma, leve calma, chegue com calma, vá mais cedo”.
Sem obras nem interrupções de estradas O coordenador adiantou que, atendendo a um pedido do Ministério da Gestão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não vai realizar obras no dia da prova em nenhuma estrada do Brasil, a não ser que seja alguma coisa emergencial.
Também não haverá qualquer tipo de interrupção nas estradas federais e estaduais, dada a quantidade de gente se deslocando nesse final de semana.
“Conversamos com a Polícia Rodoviária Federal para que não haja interrupções em estradas, as pessoas possam chegar nos locais de prova com segurança.”
A própria Polícia Rodoviária Federal vai fazer a vigilância em alguns locais de aplicação, para garantir que esse acesso pelo estado possa ser seguro para os candidatos chegarem naquele local sem enfrentar filas e engarrafamentos.
Mas ele indicou que o candidato também precisa se programar: “Procure se preparar e procure chegar lá no dia com antecedência”.
Ele pediu para os candidatos chegarem com calma, para evitar a correria típica vista todos os anos dos “atrasados do Enem”, que em algumas edições foram flagrados pulando por baixo de portões, após o fechamento.