InícioLazer, vida e culturaSaúdeBiden declara ataque de 7 de outubro como “dia mortal para os...

Biden declara ataque de 7 de outubro como “dia mortal para os judeus”

A Casa Branca divulgou uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, referente a um ano dos ataques do Hamas contra Israel, nesta segunda-feira (7/10). O dia em que começaram os ataques do Hamas, em 7 de outubro de 2023, “se tornou o mais mortal para o povo judeu desde o Holocausto”, de acordo com o presidente.

Os ataques realizados pelo Hamas contra Israel completam um ano nesta segunda-feira (7/10). O grupo iniciou a ofensiva em 7 de outubro do ano passado, durante uma festa rave. A ação terrorista resultou no sequestro de 251 cidadãos israelenses e na morte de 1,2 mil pessoas.

Biden ressaltou que a data “marca um ano de luto pelas mais de 1,2 mil pessoas inocentes de todas as idades, incluindo 46 americanos, massacrados no sul de Israel pelo grupo terrorista Hamas” e que faz um ano desde que o grupo xiita cometeu “atos horríveis de violência sexual”.

“Um ano para os sobreviventes carregando ferimentos, vistos e não vistos, que nunca mais serão os mesmos. E um ano de uma guerra devastadora. Neste aniversário solene, vamos testemunhar a brutalidade indizível dos ataques de 7 de outubro, mas também a beleza das vidas que foram roubadas naquele dia”, destacou Biden.

O presidente informou também que o governo americano não vai parar até “alcançar um acordo de cessar-fogo em Gaza para trazer os reféns para casa” e que o 7 de outubro é “como um dia sombrio” para a população palestina.

“Israelenses e palestinos merecem viver em segurança, dignidade e paz”, declarou o presidente.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reforçou também, nesta segunda, a promessa de trazer de volta todos os reféns israelenses mantidos em Gaza. A declaração foi feita durante vigílias e cerimônias que marcaram a data. “Passamos por um terrível massacre há um ano”, declarou o ministro.

Hezbollah e Hamas voltam a atacar Israel

Os grupos extremistas Hezbollah e Hamas voltaram a atacar Israel com intensidade nesta segunda-feira (7/10). O Hamas atingiu a capital do país, Tel Aviv, com mísseis, enquanto o Hezbollah atacou a terceira maior cidade israelensel, Haifa, com foguetes.

De acordo com o exército de Israel, os militares declararam ter destruído o lançador de onde os projéteis foram lançados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Artistas desabafam sobre pressão e saúde mental na indústria musical

No fim de setembro, o mês de conscientização e prevenção contra o suicídio, o...

Homem é preso com arma de fogo ao ameaçar eleitores durante votação na Região Metropolitana de Salvador

Um homem foi preso por policiais militares da 22ª CIPM em Simões Filho, na...

Alexandre Padilha diz que prioridade da semana é acompanhar sabatina de Galípolo no Senado

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) disse nesta segunda-feira (7), após reunião com o...

CNJ assinará acordo com Hospital Albert Einstein e TJ-BA sobre nova versão do NatJus 4.0

Na sessão desta terça-feira (8), marcada para às 10h, o presidente do Conselho Nacional...

Mais para você