InícioLazer, vida e culturaSaúdeVizinhos, ainda preciso de vocês!

Vizinhos, ainda preciso de vocês!

O presidente ucraniano Volodymir Zelensky visitou pela segunda vez desde que houve a troca de governo, o premiê britânico Keir Starmer, iniciando mais um tour por países europeus. Responsável por mais de 12 bilhões de dólares em ajuda militar e humanitária para a Ucrânia, o Reino Unido se destaca como um dos principais aliados europeus de Kiev em uma guerra prolongada e que alcançará em breve seu terceiro inverno. Após múltiplas visitas aos Estados Unidos e recepções formais a Biden e Blinken, Zelensky parece cada vez mais compreender que a chance de começar 2025 com dezenas de bilhões de dólares a menos é a mesma que o lançar de uma moeda.

Durante esses dois anos e meio de conflito no leste europeu, os Estados Unidos se destacaram como os maiores apoiadores da resistência ucraniana, enviando até o presente momento mais de 75 bilhões de dólares em armamentos ajuda financeira para a manutenção do governo e ajuda humanitária. O empenho dos democratas em continuar aprovando os fundos necessários para uma reviravolta no fronte, contrasta com uma visão cada vez mais defendida por congressistas e senadores republicanos, de que o contribuinte americano não poderá financiar essa guerra ad eternum.

O ex-presidente e atual candidato à Casa Branca, Donald Trump, em seus discursos enérgicos prometeu acabar com a guerra da Ucrânia em 24 horas caso eleito, destacando sempre sua boa amizade com o presidente russo, Vladmir Putin. Por mais que as falas de Trump tenham um caráter totalmente eleitoreiro e suas promessas pareçam utópicas, a mensagem que lemos nas entrelinhas é bastante clara.

Caso vença as eleições do próximo 05 de novembro, o novo governo americano diminuiria consideravelmente sua ajuda à Ucrânia, obrigando automaticamente o presidente Zelensky a seguir para uma solução negociada, na qual teria que abrir mão de parte expressiva de seu território. Considerando que muitas pesquisas em estados pêndulo, como o Michigan, Pensilvânia e Nevada mostram um empate técnico de Trump e Harris dentro da margem de erro, Zelensky cada dia mais tem consciência que precisará de um plano B robusto, caso não haja a manutenção de um presidente democrata.

Exatamente nesse sentido, países como Reino Unido, França e Alemanha se tornariam os maiores credores do exército de Kiev, passando de aliados secundários à única opção restante aos ucranianos. Essa nova visita de Zelensky a Londres, busca não apenas estreitar os já próximos laços de amizade com o primeiro-ministro trabalhista, mas também advogar por uma estratégia ousada e ao mesmo tempo perigosa: utilizar os armamentos da OTAN, principalmente os caças enviados, para atacar o território russo.

O Kremlin já repetiu inúmeras vezes através do chanceler Sergei Lavrov ou do porta-voz Dimitri Peskov, que caso isso aconteça, os russos interpretarão os países que enviaram as armas como coparticipes no ataque, e os mesmos estariam sujeitos a retaliações. Se a fundação da União Europeia, o estabelecimento da OTAN, o robustecimento da diplomacia mundial conseguiramevitara uma nova guerra generalizada na Europa durante toda a Guerra Fria, o conflito regional no leste europeu parece desta vez querer quebrar esse período de paz tão duradouro entre antigos inimigos.

Além do Reino Unido, Zelensky visitará também a França e a Itália essa semana, na expectativa de angariar mais fundos, equipamentos e munições para um futuro próximo. Em menos de um mês, não apenas o futuro da América estará selado pelos próximos 4 anos, mas também o futuro da Ucrânia. Independentemente da vitória de Trump ou a vitória de Harris, Zelensky com cada vez mais frequência precisará lembrar seus vizinhos que ainda precisa de ajuda, apesar da fadiga em Bruxelas, Londres, Paris e Berlim.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você