InícioLazer, vida e culturaSaúdeCurso de engenharia aeronáutica vai alavancar Parque Tecnológico Aeroespacial de Salvador

Curso de engenharia aeronáutica vai alavancar Parque Tecnológico Aeroespacial de Salvador

A aula magna do novo curso de especialização em Engenharia Aeronáutica, desenvolvido pelo Centro Universitário Senai Cimatec, com o apoio do Governo do Estado, foi realizada na noite da quarta-feira (16), na sede da instituição de ensino, em Salvador, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, autoridades e engenheiros.

Pioneira na Bahia, a formação chega para fortalecer a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial, fruto de uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a instituição de ensino.

“Esse curso é um desdobramento de um projeto ainda maior, que é a implementação do Parque Tecnológico, que vai demandar por mão de obra especializada nessa área. É também uma oportunidade de capacitar e responder às demandas de empresas do setor, em uma área de negócios que precisamos avançar no Brasil. Quando se cria um ambiente de formação, se cria também um ambiente de cultura em que as pessoas vão se formando e expandindo conhecimentos”, destacou Jerônimo.

O público alvo do curso são engenheiros por formação. A ideia é promover o desenvolvimento de profissionais especializados e qualificados para atender às demandas desse novo e estratégico setor no estado, assim como prepará-los para os desafios contemporâneos da indústria aeronáutica.

“É um curso diferenciado e com todo rigor acadêmico. Já são cerca de 40 alunos matriculados nas modalidades presencial e online, permitindo que pessoas de todo o Brasil e inclusive de outras partes do mundo possam estudar e acompanhar esse curso conosco. Tem carga horária de 398 horas, com previsão de início no final de outubro deste ano, e término em janeiro de 2026”, explicou a pró reitora de planejamento e gestão dos cursos de pós graduação do Senai Cimatec, Verena Alcântara.

Parque Tecnológico Aeroespacial

Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da assinatura do acordo que cria o Parque Tecnológico. O equipamento, que também vai gerar emprego, desenvolver mão de obra qualificada e atrair empresas e instituições, será instalado na Base Aérea de Salvador e administrado pelo Senai Cimatec. A previsão de início da operação é no primeiro trimestre de 2025.

Especialização em Engenharia Aeronáutica

Ao longo do curso, o aluno terá experiências práticas alinhadas com as demandas da indústria aeronáutica e com oportunidade de participar de projetos reais com empresas líderes no setor, tendo grande envolvimento e cooperação técnica de professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Interessados podem obter mais informações no site do Senai Cimatec.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Com apoio da Rússia, Dilma Rousseff pode ser reconduzida a um novo mandato na presidência do Banco do Brics

A ex-presidente Dilma Rousseff está prestes a ser reconduzida ao cargo de presidente do Novo...

Segundo polícia, universitária desaparecida caiu em lata de lixo, foi esmagada e acabou incinerada

O mistério do desaparecimento da estudante universitária Agostina Rubini Medina, de 24 anos, foi...

Editais da Aldir Blanc somam R$9 milhões em investimento em museus e salvaguarda do patrimônio na Bahia

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria...

Após decisão favorável do TJ-BA, OAB-BA pede suspensão da troca do sistema PJe pelo Eproc

Após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) votar favoravelmente, nesta quarta-feira (23), pela...

Mais para você

[the_ad id="181056"]