InícioLazer, vida e culturaSaúdePLATÔBR – STF derruba leis estaduais que favoreciam a Ambev

PLATÔBR – STF derruba leis estaduais que favoreciam a Ambev

O plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou por unanimidade as leis estaduais de Goiás e Pernambuco que davam desconto no Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para cerveja produzidas com um percentual mínimo de fécula de mandioca. A decisão atinge o projeto da Ambev de produzir cervejas mais baratas do que as dos concorrentes usando produtos locais, geralmente da agricultura familiar.

Saudando a mandioca

A decisão do STF atinge diretamente a marca pernambucana Nossa e a goiana Esmera. Além das duas, a Ambev tem cervejas à base de mandioca no Ceará, a Legítima, e no Maranhão, a Magnífica. A matéria-prima local da Berrió, do Piauí, é o caju. A produção com matéria-prima alternativa é parte do projeto Roots, que começou no Brasil em 2018 e segue uma estratégia internacional da empresa — em outros países da América Latina ela usa milho e, na África, sorgo. O orgulho local e iniciativas sociais, como a distribuição de produtos com os nomes das marcas em comunidades carentes, fazem parte da estratégia de vendas.

Destinatário específico

Relator das duas ações, o ministro Edson Fachin considerou que as leis causavam desequilíbrio na concorrência e que a falta de critério na escolha da matéria-prima poderia beneficiar alguma empresa especificamente. No Maranhão, por exemplo, a lei previa um preço máximo da cerveja ao consumidor. Fachin lembrou que o tribunal já decidiu que a renúncia fiscal de matérias-primas deve privilegiar produtos essenciais ao consumo humano, o que não é o caso da cerveja.

Ação contra os estados

Apesar de atingir diretamente os interesses da Ambev, a empresa não foi o alvo direto das decisões de Fachin. As ações diretas de inconstitucionalidade foram movidas contra os estados. Quem deu início aos processos foi a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que tem entre seus associados concorrentes da multinacional, como a Estrella de Galícia e a Heineken, dona também de outras marcas como Devassa, Amstel e Tiger.

Ambev triste

Em nota, a Ambev afirma que recebeu a decisão com tristeza “pela natureza e impacto do projeto, que contribui para o desenvolvimento da economia local e a geração de renda para a cadeia de produtores locais de diversos estados brasileiros, como mandioca e caju, formada em sua maioria por agricultores familiares”. A empresa afirma que não faz mais o uso do benefício.

Leia mais em PlatôBR.

O post PLATÔBR – STF derruba leis estaduais que favoreciam a Ambev apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você