InícioLazer, vida e culturaSaúdeFMI piora previsão de dívida pública no Brasil e projeta equilíbrio fiscal...

FMI piora previsão de dívida pública no Brasil e projeta equilíbrio fiscal para 2027

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas estimativas para o déficit primário e a trajetória da dívida pública do Brasil, apresentando um cenário menos otimista. Em um relatório recente, a previsão de equilíbrio das contas do governo foi adiada em um ano, embora tenha havido uma leve melhora na projeção do débito para 2024, que agora é de 0,5% do PIB, em comparação com a estimativa anterior de 0,6%. Para 2025, a expectativa de déficit aumentou de 0,3% para 0,7%, e o equilíbrio das contas foi postergado para 2027. Além disso, a previsão para a dívida bruta do Brasil também foi ajustada para cima. O FMI agora projeta que a dívida atingirá 87,6% do PIB em 2024 e 92% em 2025, em vez de 86,7% e 89,3%, respectivamente.

A tendência é que a dívida continue a crescer até 2029, quando deve alcançar 97,6% do PIB, segundo as novas estimativas do fundo. O relatório do FMI também menciona que, após os estímulos fiscais implementados durante a pandemia e outras crises, a economia global parece estar se encaminhando para um “pouso suave”. No entanto, o fundo enfatiza a necessidade de uma revisão na política fiscal, alertando que os governos enfrentarão pressões para aumentar os gastos em setores como defesa e saúde, além de necessitar de estratégias para incrementar a arrecadação.

Para enfrentar esses desafios, o FMI recomenda que os governos adotem planos fiscais robustos e bem estruturados, que possam garantir um ajuste fiscal eficaz e reduzir a incerteza em relação às políticas fiscais. Em um outro relatório, o fundo também revisou suas expectativas de crescimento para o Brasil, prevendo um aumento de 3% em 2024 e 2,2% em 2025, o que representa uma perspectiva mais positiva em meio a um cenário fiscal desafiador.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você