Na próxima quarta-feira (30) as turmas do Projeto Dragon Boat de Salvador, que realizam suas atividades no Dique do Tororó, receberão às 8h uma equipe de profissionais de saúde. A visita faz parte do calendário do Outubro Rosa, campanha nacional voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, e inclui orientações sobre cuidados com o corpo e exames preventivos. A ação é promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Em sua segunda edição, o projeto atende 528 participantes em Salvador, Camamu, Paulo Afonso e São Félix, incluindo crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No núcleo de Paulo Afonso, por exemplo, 30 mulheres diagnosticadas com a doença são atendidas, enquanto Salvador, Camamu e São Félix somam outras 13 mulheres que enfrentam a condição.
Para quem deseja iniciar no esporte, o núcleo de Salvador ainda conta com vagas. As inscrições são gratuitas e realizadas no próprio Dique do Tororó, nos horários das aulas: 8h e 9h (segunda a quinta-feira) e 15h (terças e quintas). É necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico. As inscrições seguem até que todas as vagas sejam preenchidas.
SAIBA MAIS SOBRE O DRAGON BOAT
A modalidade de canoagem é originária da China. O Dragon Boat foi introduzido no Brasil pelo italiano Cesare Decarli, que trouxe a prática para Paulo Afonso no sertão baiano há 14 anos, onde ela foi renomeada como Carranca Boat em referência às carrancas, esculturas que simbolizam proteção nas embarcações do Rio São Francisco. A prática é realizada em embarcações que comportam 20 remadores, um timoneiro e um ritmista.
O projeto Dragon Boat tem se destacado por oferecer, além da prática esportiva, um ambiente de apoio à autoestima e qualidade de vida, principalmente para mulheres em tratamento oncológico, contribuindo para a recuperação emocional e física.