InícioEditorialCaso Robinho: Cármen vota e STF tem 5 a 1 para manter...

Caso Robinho: Cármen vota e STF tem 5 a 1 para manter ex-jogador preso

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou neste sábado (16/11) a favor de manter o ex-jogador de futebol Robinho preso. Com o voto dela, o placar no STF chegou a 5 a 1 para manter a prisão, faltando apenas um voto para formar maioria.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, na sexta-feira (15/11), o julgamento do pedido de habeas corpus (HC) feito pela defesa de Robinho. A decisão será tomada por votação no plenário virtual da Corte, que vai até 26 de novembro.

O ex-jogador está preso na Penitenciária II de Tremembé, no interior paulista, onde cumpre pena pelo estupro de uma mulher albanesa, na Itália.

De acordo com a ministra, “a impunidade pela prática desses crimes é mais que um descaso, é um incentivo permanente à continuidade desse estado de coisas de desumanidade e cinismo”.

“Mulheres em todo o mundo são submetidas a crimes como o de que aqui se cuida, causando agravo de inegável intensidade a quem seja a vítima direta, e também à vítima indireta, que é toda e cada mulher do mundo, numa cultura, que ainda se demonstra desgraçadamente presente, de violação à dignidade de todas”, declarou a ministra, em seu voto.

Os ministros que votaram a favor da prisão foram Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Faltam ainda votar os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Flávio Dino e Nunes Marques.

Gilmar Mendes defende soltura

Em seu voto no habeas corpus, Gilmar Mendes divergiu dos demais ministros da Corte, ao  deferir a liminar que solicita suspender a homologação de sentença estrangeira no Brasil. Para que o ex-jogador seja solto, é necessário que a maioria dos 11 ministros do STF votem a favor de sua liberdade.

Os ministros analisam se mantêm a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou a sentença italiana e mandou Robinho cumprir no Brasil a pena de 9 anos por estupro coletivo. Eles podem, porém, mudar seu voto até o final do plenário virtual, em 26 de novembro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Joe Biden chegará ao Brasil neste domingo para Cúpula do G20

Nesse domingo (17) , o Brasil receberá o atual presidente dos Estados Unidos, Joe...

Trio tenta fugir de blitz e é alcançado por PM na Região Metropolitana de Salvador

Policiais militares prenderam na noite desta sexta-feira (15) três homens em Dias d’Ávila, na...

Homem é encontrado morto no bairro em bairro de Feira de Santana

Um homem de 57 anos foi encontrado morto na cidade de Feira de Santana,...

Mais de 2,5 milhões de veículos devem rodar nas estradas de São Paulo durante feriado da Proclamação da República

As concessionárias responsáveis pelas rodovias que conectam São Paulo ao litoral e ao interior...

Mais para você