InícioLazer, vida e culturaSaúdePrograma da Polícia Civil trabalha a conscientização de homens violentos para diminuir...

Programa da Polícia Civil trabalha a conscientização de homens violentos para diminuir feminicídio e violência de gênero

Um programa desenvolvido pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Polícia Civil de Cubatão-SP já transformou a vida de 450 homens com comportamentos violentos. Trata-se do “Homem Sim, Consciente Também” (HSCT). A iniciativa tem como foco a redução de feminicídios e da violência de gênero. O HSCT é uma entre as várias ações voluntárias encabeçadas pela Polícia Civil bandeirante voltadas à proteção da sociedade, de acordo com levantamento do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

Participam do programa homens convidados pela equipe da DDM de Cubatão, a partir de informações dos Boletins de Ocorrência (BOs) registrados pelas vítimas, bem como àqueles que respondem a processos por violência doméstica e têm de ir às reuniões por ordem judicial. Durante seis encontros, os agressores recebem orientações sobre tipos de agressão, Lei Maria da Penha, cuidados com a saúde, drogas e alcoolismo, só para citar alguns tópicos.

O programa é coordenado pela delegada Mayla Ferreira Hadid, titular da DDM de Cubatão. Mayla é também uma das palestrantes da equipe, que conta, ainda, com a atuação de assistentes sociais, de psicólogos, de advogados e de demais profissionais de áreas relacionadas ao combate à violência de gênero e ao feminicídio. A delegada destaca a importância deste trabalho para incentivar no público masculino o entendimento e a superação de comportamentos nocivos e, muitas vezes, enraizados na cultural social, como o machismo e o preconceito:

“Os homens têm a ideia de que pedir ajuda é sinal de fraqueza, quando não é! Estamos aqui, imbuídos nesta ação, para que eles tenham um espaço onde possam expressar seus sentimentos em busca de autoconhecimento e de transformação, além de reflexão sobre temas que, no dia a dia, não param para pensar. Desde o início de sua aplicação, o programa tem alcançado bons resultados”, explica Mayla. “Se queremos uma sociedade mais consciente com relação à violência contra a mulher, não podemos excluir os homens de políticas públicas”, acrescenta a delegada.

Suporte a 450 homens violentos

Inspirado em iniciativa da DDM de Diadema-SP – idealizada pela delegada Renata Cruppi, em 2015 – o “Homem Sim, Consciente Também” (HSCT), colocado em prática em Cubatão há sete anos, já ofereceu suporte a 450 homens com caráter violento e que aceitaram, em sua maioria, de forma espontânea, receber ajuda.

A turma do segundo semestre deste ano, com 25 integrantes, já chegou ao fim da capacitação. Um novo grupo terá inscrições abertas no primeiro semestre de 2025. O sucesso da iniciativa é atestado pelos próprios participantes. Conforme pesquisa, 100% consideram o programa positivo em suas vidas; 72% atribuem nota 10 à ação, enquanto 16% a avaliam com notas entre 8 e 9. Além disso, 28% dos homens assistidos pelo HSCT expressaram interesse em receber atendimento psicológico.

Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp, destaca o HSCT como exemplo do trabalho da Polícia Civil para além das atribuições do dia a dia, como investigações, execução de inquéritos e atendimento nas Delegacias:

“A Polícia Civil paulista desempenha papel relevante no combate à criminalidade, no cotidiano. Mas também atua em outras frentes de proteção à sociedade, com ações de prevenção à violência, como programas como este, oferecido em Cubatão. São iniciativas, muitas vezes, desenvolvidas de forma voluntária, e, nem sempre, com visibilidade na mídia, mas que precisam ser conhecidas e reconhecidas pela população”, destaca a delegada.

Publicado por Victor Oliveira 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Avião com dez pessoas cai em avenida de Gramado (RS)

Uma queda de aeronave de pequeno porte foi registrada na manhã deste domingo (22)...

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

FELIPE MAIASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na sua última passagem pelo Brasil, em 2010,...

MC Cabelinho usa camiseta com nome de novo affair: saiba quem é

MC Cabelinho, 28, chamou a atenção ao usar uma camiseta com o nome de...

Homem é preso com armas e drogas em zona rural de Vitória da Conquista

Um homem foi preso com armas e drogas por uma guarnição da 92ª Companhia...

Mais para você