InícioLazer, vida e culturaSaúdeFAB entra em contato com autoridades do Cazaquistão e pode ajudar a...

FAB entra em contato com autoridades do Cazaquistão e pode ajudar a investigar queda de avião da Embraer

A queda de um avião comercial azeri no Cazaquistão, ocorrida nesta quarta-feira (25), pode contar com a colaboração da Força Aérea Brasileira (FAB) nas investigações. O Brasil e o Cazaquistão são parte da Convenção de Aviação Civil Internacional, que permite que países envolvidos na fabricação e operação de aeronaves solicitem inspeções no local do acidente. O acidente envolveu um E-190 da Embraer, que levava 67 pessoas a bordo e caiu nas proximidades de Aktau.

O trágico incidente resultou na morte de 38 pessoas, enquanto 29 sobreviveram, incluindo três crianças. A aeronave havia decolado de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozni, na Chechênia, república da Federação Russa. De acordo com o Ministério de Emergências do Cazaquistão, os bombeiros conseguiram controlar um incêndio que se formou após a queda do avião. As investigações iniciais levantaram a possibilidade de que a aeronave tenha sido atingida por fragmentos de um míssil ou de um drone que havia sido interceptado. Inicialmente, as autoridades cogitaram a hipótese de um ataque de pássaros.

WhatsApp A FAB já estabeleceu contato com as autoridades do Cazaquistão para oferecer apoio técnico nas apurações sobre o acidente. No entanto, a Força Áérea destaca que “cabe ao país em cujo território se deu um acidente aeronáutico instituir uma investigação sobre as circunstâncias da ocorrência, sendo, também, o responsável pela condução da investigação”.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Defesa Civil de SP emite primeiro alerta sonoro sobre chuvas intensas em Campinas

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta sonoro para a...

“Pensei que ia cair”, diz passageira de avião que declarou emergência

Passageiros do voo 3852 da Latam, que fez um pouso forçado após declarar emergência...

Bolsonaro cogita para Governo do RJ inelegível de clã associado a fraude em cartão de vacina

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Líder do grupo político envolvido na suposta falsificação...

Mais para você