InícioEditorialA exemplo de Itamaraju Itabela pode ter abatedouro público

A exemplo de Itamaraju Itabela pode ter abatedouro público

O vereador Alencar da Rádio e Membros da Associação dos Açougueiros de Itabela foram recebidos na última segunda-feira (12),pelo Médico Veterinário Uillians Volikart responsável pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) do Municio de Itamarajú, onde foram buscar conhecer de perto as instalações dos frigoríficos, abatedouros de animais e os procedimentos para abate e comercialização de carnes de gado, suínos e frangos naquele Município.

12DSC_0218
Pela primeira vez no Município de Itabela, políticos, açougueiros e pequenos produtores se unem para tratar com tanta seriedade sobre o assunto. “Nós queremos ajuda, temos nossa Associação e queremos abrir um abatedouro municipal”, frisou Junior presidente da Associação. O vereador Alencar da câmara municipal de Itabela que também participou da reunião, destacou que o Poder Legislativo está pronto para somar força nessa ideia.

A proposta de criar o abatedouro municipal de frangos e suínos surge com a possibilidade de aproveitar a estrutura dos abatedouros já existentes, a exemplo do abatedouro de frangos localizado no Bairro Jaqueira, da empresária Simone Brandão e para o abatedouro de suínos, a indicação do existente no Laticínio Vida.

“Pelo que vimos dos abatedouros de frango e de suínos na cidade de Itamaraju, as estruturas dos pequenos frigoríficos Itabelenses estão semelhantes. O que falta é investimentos em novos equipamentos para atender as normas sanitárias e evitar os problemas ocorridos na comercialização dos produtos” disse Alencar.

Outra sugestão do vereador e acatada pelo Prefeito de Itabela Junior Dapé, foi à implantação do SIM (Serviço de Inspeção municipal), que beneficiará além de carnes, também os produtores de peixes, aves, mel, massas (Farinha e polvilho), leite, queijo e outros. Para dar agilidade ao processo, é preciso buscar parceiras com órgãos competentes, disse Alencar.

A expectativa é que o projeto do SIM seja enviado para apreciação do legislativo em 15 dias e que seja implantado o Serviço de Inspeção Municipal dentro de quarenta dias. “Essa situação ainda não foi resolvida por culpa da administração passada que passou quatro anos e não resolveu o problema”, destacou o vereador.

Os açougueiros e as autoridades envolvidas, pretendem apresentar ao representante do MP, Promotor João Alves Neto, um plano de trabalho para regularizar essa situação do abate de animais e comercio da carnes gado, suínos e frango, já que tanto o selo de inspeção quanto os abatedouros estão quase prontos.

“Estamos empenhados em regularizar o abade e a comercialização dos produtos de acordo com a portaria 304 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, mais nossa preocupação é de que a maioria da carne que Itabela come, a bovina vem de Ilhéus, para piorar, estamos correndo o risco de perder também o comércio de frango e de suíno para outros municípios distantes”, enfatizou o presidente da Associação.

Para o vereador Alencar da Rádio o que vem acontecendo hoje e um reflexo da falta de compromisso dos Poderes Público Estadual e Municipal. “Durante anos os políticos pouco fizeram para fazer o frigorífico municipal funcionar, os açougueiros nunca encontram respaldo no junto ao Poder Executivo do Município e do Estado, agora o prefeito Junior Dapé demonstrou interesse em buscar uma solução para o problema estão vamos fazer nossa parte para resolver esse problema que vem afetando tantas pessoas”, finalizou.

Em Itamaraju o frigorífico em funcionamento pertence ao Município e foi terceirizado para a Empresa, FRIMATI, Frigorífico Matadouro Itamaraju. Em media, são abatidas 40 reses ao dia. Com uma estrutura modesta, o matadouro vem resolvendo o problema do abate de gado no município. Isso é a prova que é possível que nos próximos anos, Itabela também podem ter sim seu Frigorífico Matadouro Municipal.

Hoje o gado de Itabela esta sendo abatido em Ilhéus, o que é um absurdo.”Alem do Município sofrer a derrota na perca sobre a matança de seus animais o preço do produto sobressai ao consumidor, em alguns estabelecimentos chegam a pagar R$ 22,00 pelo quilo (kg) do produto.

Fonte | Giro de notícias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Famosos que são devotos de Nossa Senhora da Aparecida e você não sabia!

O culto às celebridades é uma realidade, mas quão religiosos são os famosos? Enquanto...

Paciente já recebeu falso positivo de HIV em laboratório interditado

Os donos do laboratório PCS Lab Saleme, interditado no caso dos transplantes contaminados com...

Adolescente morre após choque elétrico na zona rural de Brumado

Um adolescente de 16 anos, identificado como Kawan Oliveira Dias, morreu neste sábado (12)...

Enel restabeleceu energia a 650 mil clientes em São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo acaba de informar que até as 15 horas deste...

Mais para você