A minirreforma ministerial, que será apresentada até o fim desta semana, também poderá definir uma mudança grande na base do Ministério do Desenvolvimento Social. Se a pasta mudar de comando, com a substituição de Wellington Dias por André Fufuca (PP-MA), Lula (PT) vai trocar o Bolsa Família de lugar.
O assunto foi tratado entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião na noite de quinta-feira (16/08). O Progressistas quer a pasta por ser a sexta com maior orçamento na Esplanada dos Ministérios, justamente devido ao Bolsa Família.
O programa pode mudar de lar. As duas principais possibilidades são: Casa Civil, do petista Rui Costa, ou o ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, de Esther Dweck. Por se tratar de uma lei, o Bolsa Família teria que levar consigo outros 33 programas e passar pelo Congresso Nacional. Dependeria de Lira.
Segundo petistas, também há a questão de onde colocar Wellington Dias. Apesar de ter sido eleito senador, a ideia é que o petista não retorne ao Senado.
Hoje (17/08), mais cedo, um vídeo de Wellington Dias “vazou” para imprensa. Na peça, enaltece o Bolsa Família e diz que vai se dedicar ao programa Brasil Sem Fome. A divulgação serve para afastar os rumores de que sairá do ministério.
Assista: