InícioEditorialPolítica NacionalAlba aprova PEC para criação de Polícia Penal baiana

Alba aprova PEC para criação de Polícia Penal baiana

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 168/2023 que propõe a criação da Polícia Penal baiana, nesta terça-feira (23). O estado era o único da federação que não tinha a categoria institucionalizada. 

A proposta foi relatada pela deputada Maria del Carmen (PT) e aprovada por unanimidade. Durante a sua fala, a deputada ressaltou que os agentes penitenciários que atualmente exercem a atividade serão incorporados pelo novo órgão. 

Para o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, que comandou a votação, a aprovação pela Casa corrige uma distorção e atende a uma antiga reivindicação de toda a categoria que trabalha nos presídios. “Agora a Bahia terá a sua Polícia Penal, o que vai trazer mais qualidade e segurança aos presídios baianos”, ressaltou.

A aprovação da PEC foi comemorada pela galeria que ficou lotada de agentes penitenciários. Segundo o deputado Samuel Júnior (Republicano) a Bahia era o único estado da federação que não tinha a Polícia Penal institucionalizada.

O segundo Projeto de Emenda Constitucional aprovado nesta terça foi de autoria do deputado Marquinho Viana (PV), relatado pelo deputado Robinson Almeida. A PEC fixa em 1% da receita corrente do ano anterior o valor total das emendas parlamentares impositivas do Orçamento do Estado. Agora as PEC’s serão promulgadas pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Taxa de desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda significativa, conforme dados divulgados nesta...

Com 52,48% dos votos, Leonardo Sica é eleito presidente da OAB de São Paulo

No triênio 2025-2027, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) terá...

Alemanha e países nórdicos reforçam segurança diante da ameaça de conflito na Europa

A Europa está se adaptando à possibilidade de um conflito ampliado em seu território,...

PGR só deve denunciar Bolsonaro em fevereiro de 2025; entenda

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 36 pessoas, fruto do relatório...

Mais para você