InícioEditorialEconomiaAlckmin defende exoneração completa do investimento e exportação

Alckmin defende exoneração completa do investimento e exportação

Logo Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu nesta terça-feira (13) que, sendo o comércio o setor que mais emprega, o país precisa exonerar “completamente” as tributações que incidem sobre investimento e exportação.

“O comércio é o grande empregador. Não tem agricultura sem comércio; não tem indústria sem comércio; não tem emprego sem comércio. E o setor de serviços é o que melhor distribui renda. É o que mais emprega e mais gera postos”, disse o vice-presidente em encontro com sindicatos empresariais do terceiro setor, em evento promovido pela Confederação Nacional de Comércio (CNC).

Notícias relacionadas:

  • Haddad quer atrelar desoneração da folha à reforma tributária.
  • CAE prorroga desoneração da folha de pagamento de 17 setores.
  • Alckmin diz que aprovação da reforma tributária foi sem toma lá, dá cá.

Alckmin ressaltou também a relevância do comércio voltado ao mercado externo, e a necessidade de medidas que favoreçam a competitividade e a redução do Custo Brasil.

“Sempre ouvi que três fatores são fundamentais: juros, imposto e câmbio. O câmbio está bom. Entre R$ 4,80 e R$ 4,90, é um câmbio competitivo. No caso do imposto, a carga tributária brasileira é elevada para o nível de desenvolvimento brasileiro. O que se pode fazer nesse momento é simplificar”, disse.

Segundo ele, com a simplificação se pode reduzir o Custo Brasil e a judicialização. “[Precisamos] Exonerar completamente o investimento e desonerar completamente a exportação, porque o comércio exterior é cada vez mais relevante”.

Alckmin lembrou que o comércio, atualmente, tem características intraregionais, e que, nesse sentido, o Brasil precisa buscar, em especial nos países vizinhos, ampliar seus mercados.

“Se pegarmos Estados Unidos e México, 50% do comércio é entre eles. Nos 27 países da União Europeia, 60% é entre eles. Já na América Latina é 26%. Temos de reconquistar os vizinhos. Eles estão mais perto e é para onde podemos exportar maior valor agregado”, argumentou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adolescente é apreendido com drogas em bairro de Itamaraju

Uma ação do grupo especial da Polícia Militar de Itamaraju, culminou na apreensão de...

Governo anunciará auxílios para famílias no RS, diz Rui Costa

Segundo o ministro da Casa Civil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Nota de Pesar – Prefeitura lamenta falecimento da servidora Lucieda Lima Magalhães Oliveira

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa, com pesar, o falecimento da servidora...

Lula lamenta morte de médico que atuava como voluntário no RS

Vinícius Schmidt/Metrópoles 1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula - Metrópóles ...

Mais para você