Na última quarta-feira (12/11), a Prefeitura de Alcobaça, através da Secretaria de Educação, realizou um desfile cívico que marcou a comemoração dos 242 anos de fundação do município.
Dentre os pontos altos do desfile, destacou-se a organização das escolas dividas em temas que valorizaram a cultura local – como a arquitetura histórica, pesca, agropecuária, movimentos sociais, funcionalismo público, danças e esportes. Alunos do Projeto APRAMA e do programa MAIS EDUCAÇÃO também se destacaram pela organização e disciplina, apresentando as oficinas desenvolvidas nas escolas.
Departamentos da Prefeitura – como Saúde, Cultura, Esportes, Meio ambiente, Assistência Social e Obras – também participaram do desfile.
A Polícia Militar, Bombeiros, CAEMA, Exército e Marinha participaram com seus pelotões com direito até a demonstração de rapel por parte da equipe dos bombeiros saltando da famosa Caixa D´Água, na praça central. Outro ponto forte do desfile, visto como forte demonstração de serviço à pátria, foi a participação dos membros da Loja Maçônica Cavalheiros do Claraval que marcharam juntos com os alunos da APJ.
O desfile, que há mais de duas décadas não era realizado no município, contou com a participação especial das bandas marciais Reitor Edgard Santos, banda do Colégio Militar de Teixeira de Freitas-Ba, Fanfarra de Arataca-Ba , Bandas Marciais das escolas municipais, e Filarmônica Lira São Bernardo.
O resgate do desfile cívico, que há mais de 2 décadas não era realizado em Alcobaça, foi o ponto mais elogiados pelo moradores.
O prefeito Bernardo Olívio comentou os 242 anos de Alcobaça e, também, o sucesso do desfile: “O resgate desse desfile é um marco importante para a história de Alcobaça. Ele representa, acima de tudo, uma demonstração de compromisso do dever cívico principalmente por parte dos nossos alunos que estão nas escolas em processo de aprendizagem.
A secretária de Educação,Tânia Gusmão, agradeceu o empenho dos professores e falou sobre o resgate do desfile cívico em Alcobaça.
“O objetivo desse desfile foi resgatar as comemorações cívicas, fortalecer o patriotismo e incentivar a participação de alunos em atividades culturais de contexto cívico social. O empenho de todos, principalmente dos professores e setores da prefeitura, foi fundamental para a realização do desfile”, afirmou Tânia.
Por | ASCOM