InícioEditorialPolítica NacionalAlesp aprova projeto que concede benefícios para pacientes com fibromialgia

Alesp aprova projeto que concede benefícios para pacientes com fibromialgia

Se sancionada, a lei estadual garantirá vagas em concursos públicos, assentos no transporte coletivo e benefícios para aposentadoria; doença reumatológica causa dor crônica e intensa em todo o corpo

stefamerpik/Freepik

Fibromialgia causa dor intensa em todo o corpo, fraqueza muscular, fadiga e distúrbios do sono, da memória e do humor

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou o projeto de lei 1.573/2023, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), que concede direitos a pacientes com fibromialgia. A proposta agora aguarda sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) dentro de 45 dias. O projeto reconhece a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, reforçando disposições já estabelecidas pela lei federal 14.624/2023 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Se sancionada, a lei estadual garantirá a pessoas com fibromialgia prioridade em procedimentos administrativos, vagas em concursos públicos, assentos no transporte coletivo e benefícios para aposentadoria. A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada por dor crônica e intensa em todo o corpo, fraqueza muscular, fadiga e distúrbios do sono, da memória e do humor.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor (SBED), cerca de 3% da população brasileira sofre com essa condição, a maioria mulheres entre 25 e 50 anos. Para Zimbaldi, a lei representa um avanço importante na garantia de direitos: “Quem tem fibromialgia precisa de atenção especial do Estado. A doença pode implicar em severas restrições à vida profissional e afetiva, impactando na qualidade de vida. Contamos com a sensibilidade do governador para sancionar essa lei”. A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que a fibromialgia afeta entre 2% e 12% da população adulta brasileira, podendo também ser diagnosticada em crianças, adolescentes e idosos.

Publicada por Felipe Cerqueira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Relator do STJD sugere 6 anos de suspensão a John Textor

Segundo auditor, as provas apresentadas de manipulação de jogos pelo dono do Botafogo são...

Como estavam os últimos prefeitos eleitos em SP a 3 meses da eleição

São Paulo – Nas últimas seis eleições para a Prefeitura da capital, apenas dois...

PMs são acusados de racismo após abordagem a adolescentes em Ipanema

A família de um adolescente acusa dois policiais de uma abordagem racista na zona...

Biden não desiste e diz ser “o mais qualificado”

Em entrevista à ABC News”, presidente dos EUA diz se sentir bem, apesar de...

Mais para você