InícioEditorialAmérica do Sul não precisa de confusão, diz Lula sobre conflito entre...

América do Sul não precisa de confusão, diz Lula sobre conflito entre Venezuela e Guiana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua opinião sobre a reivindicação da Venezuela pelo território de Essequibo, na Guiana, durante uma entrevista concedida aos jornalistas na COP28, em Dubai. Lula afirmou que espera “bom senso” em relação a essa questão e mencionou que já teve conversas telefônicas com o presidente da Guiana e que seu assessor especial, Celso Amorim, já foi à Venezuela para conversar com Nicolás Maduro, presidente venezuelano. O petista também mencionou a realização de um referendo na Venezuela, que provavelmente resultará no aumento do território reivindicado por Maduro. Lula destacou que o Brasil já acatou um acordo sobre esse assunto, mas Maduro não o respeita. “Conversei por telefone com o presidente da Guiana duas vezes. O Celso [Amorim, assessor especial da Presidência] já foi à Venezuela conversar com o [Nicolás] Maduro, ditador da Venezuela]. Tem um referendo, que provavelmente vai dar o que o Maduro quer, porque é um chamamento ao povo para aumentar aquilo que ele entende que seja o território dele. E ele não acata o acordo que o Brasil já acatou”, disse o petista. “A América do Sul não está precisando agora de confusão. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado da Guiana”, acrescentou.

Os venezuelanos alegam que a área de Essequibo, que possui cerca de 160 mil km², faz parte de seu território. Essa questão histórica tem unido os venezuelanos há mais de cem anos e a expectativa é de que a maioria vote a favor da reivindicação. Lula mencionou o Acordo de Genebra, assinado em 1966, que resultou de uma campanha iniciada por Caracas nos anos 1940, denunciando um laudo internacional que considerou fraudulenta a integração da região à então Guiana Britânica. No entanto, após a independência da Guiana, as negociações foram interrompidas e o conflito foi congelado de 1970 a 1982. Em seguida, a Venezuela decidiu renegar o acordo em curso e voltar aos termos de 1966. O caso foi então encaminhado para a ONU. Na sexta-feira, 1º, juízes da Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda, determinaram que a Venezuela deve se abster de qualquer ação que altere o status da região. No entanto, o tribunal não recomendou a suspensão do plebiscito, como era desejado pela Guiana. Lula ressaltou a importância de evitar conflitos na América do Sul e enfatizou a necessidade de trabalhar para melhorar a vida das pessoas, em vez de se envolver em brigas e inventar histórias.

O presidente brasileiro também destacou que a situação representa um problema político. Lula já recebeu Maduro em Brasília este ano. Além disso, ele alertou para a possibilidade de um ataque que poderia envolver as fronteiras brasileiras, uma vez que um ataque terrestre a Essequibo é impossível. Diante dessa instabilidade, o Ministério da Defesa anunciou o reforço da fronteira norte do Brasil. No entanto, a visão predominante entre os diplomatas é de que é improvável que o regime venezuelano utilize o referendo como uma oportunidade para empreender uma ação militar efetiva. O plebiscito tem sido visto como uma estratégia de Maduro para desviar o foco da crise econômica local e obter apoio da população por meio de um tema que é quase unânime na sociedade venezuelana.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você