A ex-jogadora de vôlei e ex-ministra do Esporte Ana Moser foi nomeada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), para assumir como membro titular do Conselho Fiscal do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Ana Moser vai representar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) junto ao Conselho, que é formado por outros indicados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e dos ministérios do Trabalho, Planejamento e Desenvolvimento Social.
O Conselho Fiscal é responsável por fiscalizar, acompanhar e examinar as prestações de contas da entidade e apresentar pareceres ao Conselho Nacional, caso seja identificada alguma irregularidade.
No Conselho, a ex-ministra vai receber R$ 4.770 por cada reunião que participar. Segundo o Sesc, o colegiado pode se encontrar até seis vezes por mês, o que pode gerar uma remuneração mensal de R$ 28.620.
Saída de Ana Moser do governo Lula A ex-jogadora de vôlei foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no começo de setembro. Ana Moser deixou o Ministério do Esporte para que o petista abrisse espaço na Esplanada dos Ministérios para alocar indicados do Centrão.
No lugar de Ana Moser assumiu o deputado federal André Fufuca (PP-MA). A ex-jogadora foi a segunda mulher demitida do governo Lula para dar lugar a homens indicados pelo Centrão, medida que tem sido alvo de críticas.
Além de Moser, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) deixou o Ministério do Turismo e Rita Serrano saiu da presidência da Caixa Econômica Federal.
O governo Lula tem articulado as trocas em cargos do primeiro escalão para ganhar mais apoio no Congresso Nacional, em especial na Câmara dos Deputados, comandada por Arthur Lira (PP-AL).