InícioEditorialAO VIVO: Tatuapé agita o Anhembi com homenagens a Paraty; Barroca Zona...

AO VIVO: Tatuapé agita o Anhembi com homenagens a Paraty; Barroca Zona Sul é a próxima a desfilar

Depois de um Carnaval fora de época em abril de 2022, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo volta ao Sambódromo do Anhembi na data tradicional. Nas noites desta sexta-feira, 17, e sábado, 18, as 14 escolas que compõem a elite do carnaval paulista irão se apresentar para milhares de espectadores. Na primeira noite, sete escolas agitam o Sambódromo. A primeira é a Independente Tricolor, que retorna ao Grupo Especial, sendo seguida pela Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã que tenta voltar ao topo do pódio. A terceira escola a desfilar é a Barroca Zona Sul, que busca melhorar os resultados anteriores e voltar nas campeãs. A Unidos de Vila Maria é a quarta agremiação a entrar no Sambódromo e quer conquistar seu título inédito. O Rosas de Ouro é a quinta escola e quer voltar ao protagonismo que lhe rendeu sete títulos do Grupo Especial. Também em busca do título inédito, a Tom Maior é a sexta agremiação a passar pelo Anhembi. A noite termina com a apresentação da Gaviões da Fiel, escola de maior torcida da disputa.

Acompanhe o desfile ao vivo:


3h34 – Penúltimo carro traz componentes que trocam de fantasias para homenagear os 68 enredos já apresentados pela Vila Maria na história do carnaval. Cronômetro marca 50 minutos.


3h26 – Uma das alas homenageia os enredos da Vila Maria sobre o circo, trazendo um tripé com formato de elefante no meio dos componentes. Outras alas relembram grandes desfiles da escola, como os enredos sobre Cubatão, Ilhabela e a homenagem à Nossa Senhora de Aparecida.


3h21 – O segundo carro da escola homenageia a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, uma das principais do bairro. O padre da igreja está desfilando na alegoria


3h17 – Trechos da escola falam da ligação da agremiação e da região com os portugueses. O time de futebol da Portuguesa foi homenageado


3h05 – Um dos destaques da Vila Maria, a bateria Cadência da Vila, do Mestre Moleza, é considerada uma das melhores de São Paulo e já mostra arranjos na avenida.


2h56 – A chuva já parou no Anhembi, mas a avenida está molhada, o que pode atrapalhar a Vila Maria.

Casal Vila Maria

Unidos de Vila Maria foi a quarta escola a se apresentar nesta madrugada | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


2h49 – O enredo de Cristiano Bara homenageará a história da agremiação; ao todo, serão 2.500 componentes espalhados em 19 alas.


2h44 – A Unidos da Vila Maria chega para desfilar, fazendo uma homenagem ao próprio bairro.


2h39 – A Barroca Zona Sul fecha o desfile com pouco mais de 1 hora e 3 minutos, dentro do prazo máximo.

Barroca Zona Sul

Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira com o logo o enredo do Barroca Zona Sul |YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


2h36 – Mesmo com a forte chuva, o Barroca não passou por problemas e caminha para encerrar um desfile seguro.


2h16 – O último carro da escola fala sobre a importância da preservação do pantanal, com uma grande onça que se move na parte dianteira. Batem 43 minutos no cronômetro.

Bateria do Barroca Zona Sul

Escola não teve problemas durante o desfile – TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


2h10 – O segundo carro da escola chega ao recuo sob forte chuva e retrata a guerra do Paraguai.


2h07 – Chuva começa a apertar no Anhembi, mas ainda não afeta o desfile.

Barroca Zona Sul

Chuva não atrapalhou o desfile do Barroca Zona Sul – ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


1h54 –  Escola está homenageando o povo guaicuru e sua luta contra o avanço dos colonizadores.


1h44 – A Barroca vem para a avenida com 2 mil componentes espalhados em 15 alas. Além isso terá quatro carros alegóricos.

Barroca Zona Sul

Escola retratou a luta do povo indígena guaicuru contra os colonizadores | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


1h34 – A próxima escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi é a Barroca Zona Sul.


1h28 – A Acadêmicos do Tatuapé encerrou o desfile com 1h02m02s. A apresentação agitou o Anhembi.

Acadêmicos do Tatuapé

Um dos carros da Tatuapé homenageou os povos indígenas de Paraty | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


1h10 – O quarto e último carro se aproxima do recuo da bateria. Alas retrataram eventos tradicionais da cidade. O tema da alegoria são as belezas naturais da cidade.


1h00 – Agremiação vai apresentando evolução boa e levanta o Anhembi. Comunidade abraçou a composição e canta a plenos pulmões. Fantasias também mostram bom acabamento.


0h48 – O começo do desfile traz as cores da escola, azul e branco, no abre-alas e na bateria, que vem fantasiada de peixe.


0h39 – A Bateria de Mestre Higor já fez o primeiro apagão, deixando a comunidade cantar o samba-enredo.


0h34 – A escola contará a história de Paraty, com 2.200 componentes distribuído em 20 alas!

Acadêmicos do Tatuapé

Comissão de frente da escola encantou o Anhembi com o visual extremamente detalhado | ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


0h27 – A Acadêmicos do Tatuapé já está pronta para entrar na avenida! O intérprete Celsinho Mody está vestido de capitão de navio.


0h20 – A Independente encerra o desfile com 1h04m29s, dentro do prazo máximo. Os componentes comemoram o desfile seguro!


0h01 – Aos 46 minutos,  a bateria deixa o recuo. Ainda falta mais um carro passar pelo  trecho do Anhembi

Carro alegórico independente Tricolor

Escola retratou guerreiros e figuras divinas em seus desfiles| PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO


23h52 – O segundo carro alegórico da escola, que fala sobre o mar Egeu e tem uma grande estátua de Poseidon, já passou pelo segundo recuo. No momento, a escola tem 36 minutos de desfile.


23h35 – A Bateria do Mestre Cassiano Andrade está fantasiada de guerreiros gregos  erealizou uma paradinha no refrão principal. O Carro Abre-Alas se chama “Exército de Esparta e o Deus da Guerra” e é predominantemente dominado pelas cores da escola: Vermelho, Preto e Branco, além de detalhes dourados

Independente Tricolor

Bateria da Independente Tricolor está fantasiada de guerreiros gregos | NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


23h27 – A Comissão de Frente retrata o Duelo entre dois deuses. Os integrantes representam dois povos duelando entre si.


23h20  – A escola vem com 1600 componentes, distribuídos em 20 alas, e terá quatro carros alegóricos


23h08 – FICHA TÉCNICA INDEPENDENTE TRICOLOR

  • Presidente: Alessandro Oliveira Santana (Batata)
  • Carnavalesco: Amauri Santos
  • Mestre de Bateria: Cassiano Andrade
  • Intérprete: Pê Santana
  • Enredo: “Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão!”
  • Bairro: Vila Guilherme
  • Cores: Vermelho, Branco e Preto

23h02 – Começam os desfiles! A  Independente Tricolor entra no Sambódromo! A escola falara sobre a estratégia e tenta se firmar na elite.


22h40 – Os representantes da Velha Guarda das escolas já passaram pelo Anhembi! Em breve as escolas entram em cena!


22h30 – A primeira a desfilar é a Independente Tricolor, que retorna ao Grupo Especial depois do vice-campeonato do Grupo de Acesso em 2022.


22h20 – Nesta primeira noite, sete escolas desfilam no Sambódromo do Anhembi. São elas: Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior e Gaviões da Fiel


22h15 – Boa noite! Começa agora a cobertura ao vivo dos desfiles do carnaval de São Paulo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Ex-affair de Buda assume romance com empresária

Após viver um breve affair com o ex-BBB Lucas Henrique, o Buda, Nina Capelly...

Tarcísio inaugura viaduto que liga Osasco à Rodovia Castello Branco

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou, neste domingo (19/5), o...

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem para escoar água de enchentes

Cidades do Estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Mais para você