InícioEditorialPolítica NacionalApós receber brasileiros que estavam em Gaza, Lula diz que Israel pratica...

Após receber brasileiros que estavam em Gaza, Lula diz que Israel pratica terrorismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os 32 brasileiros resgatados da Faixa de Gaza em Brasília. Durante o encontro, Lula destacou o trabalho do governo e deu voz aos repatriados, que compartilharam suas experiências vividas durante o último mês. Em resposta aos relatos, o presidente acusou Israel de praticar “terrorismo”, afirmando que o país não considera a presença de crianças e mulheres que não estão envolvidas em conflitos. O petista também mencionou o número de crianças desaparecidas e condenou a violência brutal e desumana contra inocentes.

Essa é a primeira vez que Lula faz essa comparação. Anteriormente, ele e seu assessor especial, Celso Amorim, utilizaram a palavra “genocídio” para descrever a ação militar de Israel. O Partido dos Trabalhadores também equiparou as ações do Hamas às de Israel, condenando ambos os lados pelos assassinatos e sequestros de civis. As declarações de Lula coincidem com críticas mais contundentes dos governos da França e dos Estados Unidos, que também expressaram preocupação com o alto número de mortes em Gaza. Também ocorrem após atritos do governo com o embaixador israelense, que recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma reunião em Brasília.

Os brasileiros resgatados em Gaza enfrentaram restrições de alimentos e água durante mais de um mês de guerra. Duas crianças chegaram ao Brasil com quadro de desnutrição e receberam atendimento médico imediato. Profissionais de saúde das Forças Armadas que acompanharam o grupo afirmaram que, de maneira geral, o estado de saúde deles é bom e estável, porém todos necessitam de acompanhamento devido ao estresse e à falta de alimentação adequada.

Lula se comprometeu a auxiliar na retirada de mais brasileiros de Gaza e da Cisjordânia, afirmando que o Brasil fará todo o esforço possível por meio da diplomacia para trazer todas as pessoas que estejam sofrendo e queiram retornar ao país. Ele também mencionou que está sendo elaborada uma segunda lista com pessoas interessadas em deixar a zona de guerra. “Nós não vamos deixar nenhum brasileiro ficar lá Hoje é um dia de alegria para o Brasil. Recebemos os 32 repatriados da Faixa de Gaza, entre crianças e adultos brasileiros e seus parentes palestinos. Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiro e o conflito chegue ao fim.” Os repatriados foram recepcionados por autoridades brasileiras, incluindo a primeira-dama Janja da Silva, ministros e comandantes das Forças Armadas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você