InícioNotíciasPolíticaApós tentativa de golpe, Bolívia aprova entrada definitiva no Mercosul

Após tentativa de golpe, Bolívia aprova entrada definitiva no Mercosul

O presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, anunciou nesta sexta-feira (5/7) a formalização da adesão do país ao Mercosul. O líder nacional afirmou que a medida é estratégica para a nação. A decisão ocorre uma semana após uma tentativa de golpe de estado no país.

“Significa fazer parte de um importante espaço de integração regional, intercâmbio comercial, fortalecimento produtivo e nos converter em um exemplo articulador na região”, disse em publicação no X (antigo Twitter).

A publicação de Arce veio acompanhada de uma foto com outros quatro líderes, entre eles o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem é da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada em dezembro de 2023, no Rio de Janeiro.

O ingresso definitivo da Bolívia no Mercosul foi votado na “Assembleia Legislativa” em 15 de dezembro de 2023. O texto passou ainda pela Câmara dos Deputados boliviana em 14 de junho deste ano e pelos senadores 3 de julho. O Mercosul ainda deve concluir o processo de aceitação.

O bloco tem uma 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados marcada para a segunda-feira (8/7) em Assunção, no Paraguai.

O Mercosul foi criado há 33 anos por meio do Tratado de Assunção. A cada seis meses, um país assume o comando do bloco, em um rodízio feito em ordem alfabética. No encontro de segunda-feira, a presidência passará do presidente do Paraguai, Santiago Peña, para o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sophia Valverde se revolta com o SBT: “Dez anos jogados no lixo!”

Contratada do SBT entre 2016 e 2022, Sophia Valverde detonou a emissora de Silvio...

Jovens são indiciados por homicídio doloso após acidente que matou motorista de app em Guarulhos

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois jovens por homicídio com dolo eventual...

Celso Amorim se reúne com autoridade dos EUA para discussão bilateral

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, se reuniu...

Mais para você