InícioEditorialPolítica NacionalApós vetos, Câmara aprova MP das Subvenções do ICMS

Após vetos, Câmara aprova MP das Subvenções do ICMS

Medida é tratada como prioridade do ministro Fernando Haddad (PT), da Fazenda, a pauta é vista como fundamental para aumentar a arrecadação

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Câmara aporva MP das Subvenções

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira, 16, a MP (medida provisória) das subvenções por 335 votos a 56. A medida é tratada como prioridade do ministro Fernando Haddad (PT), da Fazenda, a pauta é vista como fundamental para aumentar a arrecadação, dar sustentabilidade à meta fiscal de 2024 e fazer a economia do país deslanchar. O texto segue para análise do Senado. O Executivo afirma que a nova sistemática criada tem potencial para gerar uma arrecadação de R$ 137 bilhões em quatro anos, sendo R$ 35 bilhões em 2024. O montante deve ser menor, uma vez que a proposta sofreu alterações. Para o deputado José Mederios (PL-MT), a MP representa uma sanha arrecadatória do governo. O texto do deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG) enfrentava resistência e Casa decidiu aguardar a votação dos vetos antes de analisar a MP. O governo queria cobrar tudo o que não foi pago de impostos no ano passado. O aprovado estabelece desconto de 80% e que o valor a ser pago possa ser dividida em até 12 vezes. O relator manteve no texto a previsão de crédito fiscal das empresas em caso de benefícios ligados a investimentos, ficará restriro a 25% Imposto de Renda Sobre Pessoa Jurídica. As novas regras não impactam os inecntivos fiscais federais concedidos nas áreas de atuação da Superintendência do Desenovlimento do Nordeste e na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia.

*Com informações do repórter Bruno Pinheiro

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TRE-RS cassa mandato do deputado federal Maurício Marcon

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou a cassação do...

Homem com fuzil é preso perto de convenção republicana

Segurança no local do evento foi reforçada após o ex-presidente dos EUA Donald Trump...

Anderson Torres aposta em reviravolta para não ser expulso da PF

Vinícius Schmidt/Metrópoles 1 de 1 PF Anderson Torres ex-secretário de Segurança Pública do DF,...

Mais para você