O programa Copernicus divulgou, esta sexta-feira (1º), uma imagem captada por um dos seus satélites, que mostra as áreas inundadas em Valência, região espanhola que está sendo assolada pela passagem de uma tempestade conhecida como DANA desde terça-feira.
“Valência é uma das regiões mais afetadas, depois de ter recebido mais do que o equivalente a um ano de precipitação em oito horas. Esta imagem do Copernicus Sentinel-1, obtida em 31 de outubro de 2024, mostra em tons de azul as áreas inundadas na área sul de Valência” escreveu o órgão, em comunicado.
A mesma nota contextualizou que “foram registradas mais de 211 mortes, o que faz desta a catástrofe natural mais mortífera do país em décadas”.
A entidade recordou ainda que o Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS) “foi ativado para fornecer avaliações da extensão das inundações e dos danos”.
Parts of southern and eastern Spain are still reeling from the effects of flash flooding after record rainfall on 29 and 30 October 2024. This #Sentinel1 capture from yesterday shows in blue tones the flooded areas in the area south of Valencia.
Read more:https://t.co/5XnbCgl6DQ pic.twitter.com/Kga1eVq7lu— Copernicus EU (@CopernicusEU) November 1, 2024
A Comunidade Valenciana foi a mais afetada pela passagem da DANA com pelo menos 211 mortos e dezenas de desaparecidos.
De acordo com dados oficiais, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966.
O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pela tempestade.
Leia Também: IA gera mais de um quarto do código criado na Google, diz CEO