O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram, nesta quarta-feira (25), da Oficina do Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar (PNISAF), que se encerra nesta quinta-feira (26), no Hotel Golden Park, na capital baiana.
O evento, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), teve como objetivos fomentar a integração institucional entre atores do poder público e da sociedade civil e a criação de redes de inovação e formação para a agricultura familiar, identificar as especificidades, contribuições, acúmulos de cada instituição vinculada à extensão, ensino e pesquisa orientada para a agricultura familiar e construir agenda conjunta de trabalho visando a disponibilização de conhecimentos e tecnologias de processos e produção apropriados para a agricultura familiar.
O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, representando o governo estadual, saudou os participantes e falou sobre as expectativas para o evento. “Há uma expectativa muito grande da SDR que essa oficina tenha uma continuidade e seja um espaço permanente de inovação, para uma agricultura familiar melhor, e com gente no campo feliz, fazendo o que gosta e, apesar de o tema da inovação e sustentabilidade ser um desafio, devemos avançar, qualificar e ampliar as políticas públicas e dialogar com instituições de assistência técnica, pesquisa e inovação tecnológica”.
O secretário apresentou a SDR e sua estrutura, que conta atualmente com a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). Ele ressaltou a importância da criação da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (SUTRAG) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER). Destacou ainda importância da implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).
Entre os presentes do MDA estava o delegado do ministério na Bahia, Wellinton Hassewaga. Participaram ainda a coordenadora da ACBANTU, representando os povos e comunidades tradicionais, Ana Placídino, a coordenadora da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Soraya Carral, e representantes da Embrapa, Secretaria de Educação e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Por | ASCOM