InícioEditorialBahia tem pior início na Série A do Brasileirão em 43 anos

Bahia tem pior início na Série A do Brasileirão em 43 anos

O Bahia não começou nada bem no Campeonato Brasileiro. Em 2023, o tricolor igualou uma marca negativa que não acontecia há 43 anos. Desde a Série A de 1980 o clube baiano não perdia as duas primeiras partidas do torneio nacional 

A última queda aconteceu diante do Botafogo, na noite desta segunda-feira (24). O Esquadrão até fez um bom jogo, mas não aproveitou as chances que teve e foi surpreendido pelo alvinegro na Fonte Nova. Júnior Santos e Tchê Tchê marcaram os tentos no 2×1. Jacaré descontou. 

O roteiro diante do Botafogo foi bem parecido com o que o Bahia viveu na estreia do Brasileirão. Contra o Red Bull Bragantino, em São Paulo, o tricolor saiu na frente com gol de Everaldo, mas cometeu erros individuais e levou a virada no segundo tempo.

A instabilidade tem sido uma marca do Bahia na atual temporada e o início na Série A preocupa os tricolores. Essa foi apenas a terceira vez que o clube iniciou o Brasileirão com duas derrotas seguidas nas primeiras rodadas. 

Em 1968, o tricolor foi batido por Atlético-MG e Corinthians, ambos por 1×0 fora de casa, nos dois primeiros jogos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Robertão era o equivalente ao Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o time fez uma campanha muito ruim. Venceu apenas quatro dos 16 jogos e sofreu dez derrotas, sendo o lanterna do grupo B. Vale lembrar que não existia rebaixamento. 

O feito negativo só foi alcançado pelo Bahia 12 anos depois. Em 1980, o tricolor estreou na Série A com derrota por 1×0 para a Portuguesa, fora de casa, e na sequência caiu por 3×2 para o Corinthians, na Fonte Nova. O primeiro triunfo veio na terceira rodada, por 1×0 contra o CRB. 

O Esquadrão se classificou com a última vaga do grupo, mas ficou pelo caminho na segunda fase caindo como lanterna em uma chave que tinha Internacional, Atlético-MG e Atlético-GO. 

Na atual temporada, apenas três equipes ainda não pontuaram no Brasileirão. Além do Bahia, América-MG e Coritiba também tropeçaram nos dois primeiros jogos. Apesar do alerta ligado entre os tricolores, o técnico Renato Paiva acredita que o time comandado por ele está em evolução e vai crescer durante a competição. 

“A primeira coisa que disse no vestiário para os jogadores que estavam cabisbaixos foi para levantarem a cabeça. Fizeram um trabalho de dignidade, profissionalismo e de grande qualidade em vários momentos do jogo. Como eu vou aos comos e aos porquês, a exibição dá certeza para o jogo de quinta. O Bahia vai ser uma equipe de menos é mais. O Bahia não perdia os dois primeiros jogos há 43 anos, mas é a primeira vez que tem 20 jogadores novos contratados e muitos deles que chegaram há duas semanas. É uma inovação que exige paciência”, explicou.

O próximo confronto do Bahia pelo Brasileirão será fora de casa. Na segunda-feira (1º), o time encara o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. Antes disso, o clube baiano tem decisão na Copa do Brasil. 

Nesta quinta-feira (27), o tricolor recebe o Volta Redonda, às 19h, na Fonte Nova, pelo segundo jogo da terceira fase da competição. Como venceu a ida por  2×1, o Bahia tem a vantagem do empate. Derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro chama manifestantes do 8 de Janeiro de “baderneiros”

Ex-presidente declara que não cometeu nenhum crime durante seu mandato, especialmente na organização de...

Laranja: saiba quais são os benefícios de comer a fruta todos os dias

A laranja é uma fruta bastante popular no Brasil graças ao seu sabor e...

Explosão em posto de gasolina causa duas mortes em Porto Alegre

Uma explosão devastadora ocorreu em um posto de gasolina na cidade de Porto Alegre...

Túlio Gadêlha e Fátima Bernardes assistem show da Madonna em área VIP

O deputado, que é parte da base de Lula no Congresso, não compartilhou registros...

Mais para você