InícioLazer, vida e culturaSaúde"Bancada de Coronel" na AL-BA vai forçar embate por 1ª vice-presidência em...

“Bancada de Coronel” na AL-BA vai forçar embate por 1ª vice-presidência em chapa da Mesa Diretora em 2025

O “G10” da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se articula para formar uma chapa na disputa pela Mesa Diretora da Casa em 2025. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o grupo, que é liderado pelo senador Angelo Coronel (PSD), apoia a reeleição do presidente Adolfo Menezes (PSD), mas se organiza para obter apoio pela tão cobiçada primeira vice-presidência da AL-BA.

Inclusive, na semana passada, o grupo realizou uma reunião em que decidiu apoiar a recondução do social-democrata. No entanto, Adolfo pode ser impedido de continuar na cadeira por conta de uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a qual poderá limitar a recondução de presidente de assembleia legislativa em uma mesma legislatura.

LEIA TAMBÉM:

  • Pensando em possível “anulação” de reeleição de Adolfo, deputados articulam montagem de chapas para Mesa Diretora da AL-BA

Dentro do grupo, os deputados Niltinho (PP), Nelson Leal (PP) e Vitor Azevedo (PL) são quem figuram entre os principais interessados em assumir a primeira vice-presidência. Segundo interlocutores, a preferência tem sido por Niltinho, que teria apoio de pessoas ligadas ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Em conversa com a reportagem, uma fonte afirmou que as conversas ainda não foram aprofundadas e indicou que as negociações devem se aprofundar após as eleições de Camaçari, no próximo domingo (27). Contudo, já há o consenso de que não deve ocorrer um “bate-chapa” entre os membros do grupo na disputa pelos cargos na Mesa Diretora.

Até o momento, o único nome que declarou publicamente o interesse em disputar a primeira vice-presidência foi a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), a qual já declarou apoio à recondução de Adolfo. Nos bastidores, também circulam os nomes de Rosemberg (PT), atual líder do governo na AL-BA.

O grupo que se reuniu na semana passada é composto pelos deputados: Niltinho, Nelson Leal, Vitor Azevedo, Hassan (PP), Antonio Henrique Júnior (PP), Ângelo Coronel Filho (PSD), Raimundinho da JR (PL), Luciano Araújo (Solidariedade), Laerte do Vando (Podemos), Patrick Lopes (Avante) e Ricardo Rodrigues (PSD).

Em eventual reeleição anulada de Adolfo, quem assume a presidência é o primeiro vice. Depois disso, o presidente em exercício convoca novas eleições, normalmente, em até 30 dias.

Uma maior intensidade na disputa pela primeira vice-presidência se deve pela vantagem que o presidente “provisório”, potencialmente se tornando o favorito para se manter no cargo para finalizar o biênio.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Médico acusado de racismo no Sul da Bahia tem liberdade negada pelo TJ-BA

Um médico condenado por racismo teve um pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal...

Eleições nos EUA: Saiba o que acontece com os votos que foram queimados nos incêndios

No mês de outubro, uma série de incêndios nos Estados Unidos resultou em danos...

Comissões de Justiça e Finanças aprovam atualização do IPTU e outros recursos fiscais na Câmara de Salvador

Em reunião no Salão Nobre, nesta quarta-feira (30), as Comissões de Constituição e Justiça e...

Do móquem ao prato: Projeto da AL-BA quer levar carne de fumeiro à condição de patrimônio cultural imaterial da Bahia

Acompanhado de uma farofa d’água, ou então acebolado, talvez no arrumadinho… Hmm, um espetinho...

Mais para você