Em assembleias realizadas na noite desta quinta-feira (29), os bancários do Extremo Sul da Bahia decidiram por maioria em retardar a abertura do atendimento ao público na maioria das agências da base.
Os bancários da Caixa Econômica Federal, em Eunápolis e Porto Seguro, votaram pela paralisação de 24 horas, como estava previsto.
“O Sindicato vai dar todo o apoio à decisão dos colegas da Caixa, pois a decisão demonstra o grau de insatisfação com a extrapolação da jornada de trabalho, com as metas abusivas e a falta de empregados”, enfatiza Carlos Eduardo Coimbra, coordenador geral do Sindibancários.
Nas principais cidades também estarão acontecendo manifestações, entrevistas à imprensa e outras atividades para destacar a participação dos bancários na mobilização em 30 de agosto, agendada pela CUT e demais centrais sindicais, como o Dia Nacional de Luta.
As reuniões aconteceram nas quatro principais cidades da base do Sindicato – Itamaraju, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro – com a participação dos bancários.
Por deliberação das Centrais Sindicais, foi convocado o Dia Nacional de Luta, que tem como pauta da classe trabalhadora as seguintes reivindicações:
· Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; Fim do fator previdenciário;
· 10% do PIB para a Educação;
· 10% do Orçamento da União para a Saúde;
· Transporte público e de qualidade/mobilidade urbana;
· Valorização das Aposentadorias;
· Reforma Agrária;
· Suspensão dos Leilões de Petróleo;
· Contra o PL 4330, sobre Terceirização.
Fonte: Sindibancários Extremo Sul-CUT