A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 27ª Delegacia de Polícia, prendeu preventivamente, nesta quarta-feira (31/5), um criminoso, de 20 anos, acusado de extorquir e coagir uma vítima que recuperou o celular roubado por um comparsa dele, no Recanto das Emas.
Conforme investigado, a vítima foi assaltada por um adolescente, na última sexta-feira (26/5), em uma praça da Quadra 204. Porém, uma testemunha que estava no local conseguiu convencer o criminoso a devolver o aparelho celular roubado para que ele entregasse ao dono.
Porém, de acordo com o delegado-chefe da 27ª DP, Pablo Aguiar, esse adolescente teria um acordo com o criminoso preso na operação de dividir com ele os bens adquiridos nos roubos.
“O criminoso que foi preso hoje passou a ameaçar o individuo do bem que devolveu o celular para a vítima. Esse criminoso aluga armas para menores e maiores infratores cometerem roubos no Recanto das Emas, e dividir o valor arrecadado com ele”, detalha o delegado-chefe.
Diante da situação, o criminoso teria se sentido no prejuízo após a vítima recuperar o celular, visto que ele receberia uma parte do dinheiro da venda do aparelho.
“Ele passou a extorquir toda a família do indivíduo do bem que convenceu o menor infrator a devolver o celular, dizendo que caso não desse R$ 4 mil para ele, todos os familiares seriam mortos”, conta Pablo.
O delegado ressaltou que, apesar da pouca idade, o homem possuía diversas passagens pela polícia por porte e posse ilegal de arma de fogo, furto em residência, lesão corporal, ameaça, roubo e tentativa de latrocínio.
Na residência do preso foram encontrados ainda diversos registros civis em branco e uma arma calibre 38 com um cartucho intacto.
Agora, ele ficará à disposição da Justiça, se condenado, poderá pegar pena de até 18 anos de prisão.