InícioEditorialBBB 23: Entenda o transtorno que faz Amanda arrancar o próprio cabelo

BBB 23: Entenda o transtorno que faz Amanda arrancar o próprio cabelo

Participante do BBB23, Amanda Meirelles relatou em conversa com a sister Bruna Griphao que arranca os fios do cabelo e até utilizou pinça para tirar pelos dos braços. O comportamento de arrancar os fios do cabelo ou pêlos do corpo tem um nome e é chamado de tricolotimania.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que o ato pode ser tão consciente quanto ‘automática’, sem que a pessoa entenda o que está fazendo. O transtorno faz parte do mesmo espectro do Obsessivo Compulsivo (TOC).

Segundo a SBD, uma das principais consequências do ato é a falha de pelos no local afetado. Mas também pode haver vermelhidão, infecções graves e até mesmo cicatrizes. Em 5 a 20% dos casos, a condição evolui para a tricofagia, quando a pessoa passa a ingerir os fios após arrancá-los.

A causa do transtorno envolve fatores que vão do genético aos neurobiológicos e comportamentais. O distúrbio pode ter início na adolescência, entre 11 e 15 anos. Nessa faixa etária, afeta meninos e meninas de maneira igual. Na idade adulta, as mulheres são mais acometidas, em uma proporção de quatro mulheres para um homem.

O tratamento deve ser multidisciplinar, contando com dermatologista, psicólogo e psiquiatra, a depender da origem do gatilho emocional. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fila de Lucas Buda não anda… capota! Conheça nova eleita do Calabreso

Lucas Buda saiu divorciado do BBB24, mas tem colhido os refrescos da fama quando...

Os sem-discurso (por Gaudêncio Torquato)

Por todas as regiões do país, ao lado dos Sem-Emprego, Sem-Terra, Sem-Teto, Sem-Escola, Sem-Segurança,...

Brasil precisa regionalizar concessões de saneamento, diz especialista

Para o advogado Fernando Vernalha, municípios correm o risco de ficar de fora da...

A gripe aviária H5N1 pode ser a próxima pandemia?

Animais e seres humanos compartilham cerca de 300 doenças infecciosas, e novas doenças surgem...

Mais para você