Os dois principais clubes de Portugal não deram chance ao azar neste sábado e conseguiram tranquilas vitórias pela nona rodada do Campeonato Português. Em casa, o líder Benfica não tomou conhecimento do Rio Ave e ganhou por 4 a 2. Como visitante, o vice Porto derrotou o Portimonense por 2 a 0.
No estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica tomou um susto logo no início com o gol de Fábio Ronaldo, aos seis minutos. Mas nada de desespero, já que antes dos 20 o time da casa já havia conquistado a virada com o atacante Gonçalo Ramos e a ajuda do zagueiro Jhonatan, que marcou contra. Ainda antes do intervalo, Ramos fez seu segundo no jogo. Na segunda etapa, o croata Petar Musa fez 4 a 1 e Guga diminuiu para os visitantes.
Único invicto do campeonato, o Benfica chegou aos 25 pontos – são oito vitórias e um empate. Tem três a mais que o Porto, que se recuperou da inesperada derrota para o Rio Ave na rodada anterior e ganhou do Portimonense por 2 a 0, na cidade de Portimão.
A vitória do Porto começou a ser construída com o gol do meia português naturalizado português Otávio, aos 22 minutos do primeiro tempo, após uma tabela de peito e barriga com o atacante brasileiro Pepê dentro da área. Na segunda etapa, aos 10, o ex-jogador do Grêmio fez o segundo em uma linda cavadinha da entrada da pequena área. O ex-palmeirense Gabriel Veron começou no banco de reservas e não entrou em campo.
Em outro jogo deste sábado, o Sporting Lisboa, outra força do país, segue em sua recuperação de um início de temporada ruim ao bater fora de casa o Santa Clara por 2 a 1. Morita e Nuno Santos anotaram os gols do time da capital portuguesa, que agora está em quinto lugar com 16 pontos.