InícioEditorialBillie Eilish fala sobre Síndrome de Tourette pela primeira vez

Billie Eilish fala sobre Síndrome de Tourette pela primeira vez

Pela primeira vez, Billie Eilish, 20, falou abertamente sobre a Síndrome de Tourette, transtorno com que foi diagnosticada aos 11 anos. A conversa aconteceu com o apresentador David Letterman na quarta temporada do programa My Next Guest Needs No Introduction, que acaba de chegar á Netflix.

“Fico muito feliz em falar sobre isso”, começa por dizer. “Na verdade, adoro responder a perguntas sobre o assunto, porque é muito, muito interessante. [Mas] Estou um pouco confusa, ainda não percebo tudo”, nota. 

Eilish notou que os seus tiques, efeitos da síndrome, incluem mexer as orelhas, levantar as sobrancelhas e mexer o braço. “São coisas que nunca notarias se estivesses a ter uma conversa comigo, mas para mim são muito cansativas”, notou. Além de falar sobre o distúrbio, diagnosticado quando era criança, Eilish também comentou sobre fama e música. “O engraçado é que tantas pessoas têm que você nunca saberia,” afirmou.

Em seguida, Letterman pergunta se falar sobre a condição piorou.  “De jeito nenhum,” responde Billie Eilish.

“Eu realmente amo responder perguntas sobre isso, porque é muito, muito interessante. E sou incrivelmente confusa com isso. Não entendo.” Eilish continuou e disse como tinha “pequenos” tiques quando era criança: “Para mim, são muito cansativos,” mas explicou ter “feito amizade com isso agora.”

Veja o momento da entrevista de Letterman com Eilish:

Entenda a síndrome de Tourette, doença que a cantora Billie Eilish anunciou ter
A Síndrome de Tourette é uma condição do sistema nervoso caracterizada por tiques que podem variar desde movimentos físicos até a verbalização involuntária de palavras e frases simples ou mesmo expressões de baixo calão, conforme descreve o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos.

Os tiques são divididos em simples e complexos: o primeiro grupo envolve apenas algumas partes do corpo e pode ser, por exemplo, o ato corriqueiro de apertar de olhos ou a ação de cheirar; já o segundo pode ter um padrão, como balançar a cabeça durante um pulo, ou um após o outro. Além disso, segundo o CDC, os tiques vocais podem ser atos como cantarolar, limpar a garganta ou gritar palavras e frases. São considerados raros os tiques que envolvem a utilização de frases ou palavras inapropriadas, a chamada coprolalia. Apesar de a síndrome ter caráter hereditário, suas causas são desconhecidas.

De acordo com o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, os primeiros sinais da síndrome de Tourette costumam aparecer entre os 4 e os 6 anos de idade, intensificam-se por volta dos 10 e costumam ir diminuindo ao longo da adolescência até desaparecem espontaneamente, na grande maioria dos casos.
Ainda segundo o manual médico, a síndrome de Tourette pode afetar cerca de 20% das crianças, apesar de nem todas serem diagnosticadas ou mesmo avaliadas com a condição. A incidência é maior entre homens, com a proporção de três casos entre meninos para cada um entre meninas.

O diagnóstico é clínico e o tratamento, que pode incluir intervenção comportamental e uso de medicamento antipsicótico, pode ser indicado quando os tiques interferem na vida da criança. No geral, a síndrome de Tourette em crianças também pode estar associada a outros distúrbios, como transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e distúrbio bipolar – condições que também carecem de diagnóstico e tratamento adequado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você