InícioNotíciasPolíticaBolsonaro discorda de Valdemar e não apoiará candidato a prefeito

Bolsonaro discorda de Valdemar e não apoiará candidato a prefeito

Faltando menos de um ano para as eleições municipais, Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, divergem sobre qual candidato apoiar em 2024 no segundo maior colégio eleitoral de São Paulo.

Ao contrário do que afirma Valdemar, Bolsonaro não apoiará Lucas Sanches, ex-MBL, para a Prefeitura de Guarulhos, que tem 1,3 milhão de habitantes.

Na última sexta-feira (27/10), Valdemar chegou a anunciar a pré-candidatura de Sanches, que trocou o PP pelo PL:

“Está fechado. Lucas Sanches vai ser candidato com o apoio do Bolsonaro, é lógico. Bolsonaro vai trabalhar para o 22 [número de urna do partido]”, disse o dirigente a jornalistas.

Faltou, contudo, combinar com o ex-presidente.

Bolsonaro já comunicou sua decisão a pessoas próximas. Não apoiará Sanches de jeito nenhum. Lembrou que, em 2022, o ex-MBL adotou postura de neutralidade na eleição que sagrou Lula presidente.

Em uma entrevista para um podcast no ano passado, Sanches falou em “fugir da polarização”.

bolsonaro e valdemar

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto em evento em São Paulo Reprodução/Instagram

ricardo-nunes

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, almeja apoio de Bolsonaro Governo do Estado de São Paulo

deputado federal ricardo salles

Ricardo Salles: ex-ministro do meio ambiente e atual deputado federal por SP. Bolsonaro fez aceno à candidatura do aliado Vinícius Schmidt/Metrópoles

Se Valdemar insistir na candidatura de Lucas Sanches, Bolsonaro não pisará em Guarulhos no período eleitoral. Disse a aliados que ficará “isento”. Essa é a primeira divergência clara entre o ex-presidente e o chefe do PL envolvendo 2024.

Eleição em São Paulo Um outro ponto ainda não pacificado entre Bolsonaro e Valdemar é a disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Recentemente, o ex-presidente fez um aceno à candidatura de Ricardo Salles, que, se necessário for, deixará o PL para ingressar no pleito municipal.

Já Valdemar não esconde a preferência pela reeleição do prefeito Ricardo Nunes, do MDB. Para tentar angariar o apoio de bolsonaristas, aliados do dirigente dizem que Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, será o vice na chapa do emedebista.

Mapeamento Aliados de Jair Bolsonaro criaram um grupo para detectar “falsos bolsonaristas” antes das eleições de 2024. O objetivo é evitar que políticos que não apoiaram o ex-presidente se utilizem do nome dele para angariar votos de conservadores no pleito municipal.

O movimento ganhou força justamente após Valdemar Costa Neto anunciar Lucas Sanches como o candidato de Bolsonaro à Prefeitura de Guarulhos.

O grupo para “caçar” falsos apoiadores conta com Eduardo Bolsonaro, Fabio Wajngarten, Gil Diniz, Sonaira Fernandes e Paulo Chuchu. A ideia é que influenciadores bolsonaristas se juntem à iniciativa tendo como mote “desmascarar oportunistas”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Investimentos contra enchentes batem recorde na cidade de SP

Prefeitura paulistana sob Ricardo Nunes investiu R$ 2,1 bilhões em 2023 em obras de...

Eduardo Leite está mais para barata tonta do que para Caramelo

A segunda-feira (21/5) começou com o governador Eduardo Leite (PSDB), em entrevista ao jornal...

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Mais para você