O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou, nesta quarta-feira (6/9), um vídeo em que, indiretamente e em meio a imagens da facada que recebeu, pede a seus apoiadores que fiquem em casa durante as comemorações da Semana da Pátria, celebrada em torno do dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil.
A gravação, com forte apelo emocional, recebeu o título: “Nessa semana, onde quer que você esteja, curta com a sua família”. E tem como trilha sonora uma música gospel, cujo refrão diz: “Mas vão dizer que é drama, mas não é. Vão dizer que você está fingindo, mas não é. Só Deus sabe a dor que você está sentindo”.
Nas imagens, o ex-presidente mostra trechos do momento da facada que recebeu durante a campanha eleitoral de 2018 em Juiz de Fora, município de Minas Gerais, de sua recuperação e de outras idas a hospitais.
No vídeo compartilhado por Bolsonaro, também há trechos de manifestações populares, como as motociatas que ele realizou mesmo no período de isolamento da pandemia de Covid-19.
Na imagens, o ex-presidente destaca aliados de sua campanha à reeleição de 2022, como o empresário Luciano Hang, o pastor Silas Malafaia e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), além da esposa Michelle e dos filhos Flávio, Eduardo e Carlos.
Confira um trecho:
Fiquem em casa Nos últimos dias, as redes sociais das Forças Armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) têm sido movimentadas por bolsonaristas, com a proximidade do 7 de Setembro. Os comentários pregam um boicote aos tradicionais desfiles de independência pelo país.
Indignados, os bolsnaristas usam o mote “fique em casa”, uma analogia à ação de proteção contra o coronavírus em 2020, mas que era contestada por Bolsonaro e seus seguidores.
E na semana passada, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho 01 de Bolsonaro, publicou um vídeo em suas redes sociais onde convoca uma “mobilização” de bolsonaristas para a Semana da Pátria.
O filho mais velho de Bolsonaro chamou os apoiadores a doarem sangue vestidos de verde e amarelo na véspera do feriado, em apoio ao 7 de Setembro. “Participe deste grande ato cívico”, escreveu o senador na publicação.
Ao longo de seu governo, Bolsonaro fez questão de convocar os seus apoiadores para participarem das comemorações do dia 7 de setembro que, segundo ele, seria uma manifestação patriota em celebração à independência do país.
No último 7 de setembro do governo Bolsonaro, o ex-presidente discursou em Copacabana, no Rio de Janeiro, contra o então pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a favor da familia.
Presidente Bolsonaro e Michelle discursam para apoiadores e público presente em cima de um carro de som após o desfile do 7 de setembro
Ex-presidente Bolsonaro e Michelle discursaram em 7 de Setembro de 2022 Hugo Barreto/Metrópoles
presidente jair bolsonaro durante discurso no 7 de setembro de 2022 7
Apoiadores pararam para ouvir Bolsonaro, na manhã desta quarta-feira (7/9) Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro discursa apos desfile de 7 de setembro
Bolsonaro discursa a apoiadores na Esplanada dos Ministérios Reprodução/YouTube
jair-bolsonaro-presidente-manifestacao-avenida-paulista-sao-paulo-7-de-setembro-3
Presidente Jair Bolsonaro no discurso aos apoiadores na Avenida Paulista, em SP Divulgação
Jair Bolsonaro 7 de setembro
O presidente Jair Bolsonaro no seu primeiro desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios Rafaela Feliciano/Metrópoles