InícioEditorialPolítica NacionalBrasil e Egito assinam acordos para facilitar exportação de carnes e fortalecer...

Brasil e Egito assinam acordos para facilitar exportação de carnes e fortalecer cooperação em ciência e tecnologia

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou dois acordos bilaterais com o Egito para facilitar a exportação de carnes e fortalecer a cooperação em ciência e tecnologia. Durante sua visita oficial ao país, Lula propôs elevar as relações entre Brasil e Egito ao nível de parceria estratégica. Em declaração à imprensa, Lula ressaltou a importância de uma relação forte e abrangente entre os dois países, envolvendo diversas áreas como agricultura, defesa, economia, ciência e tecnologia, educação e cultura. O Brasil já possui parceria estratégica com Angola e África do Sul, e agora busca estabelecer o mesmo tipo de relacionamento com o Egito. O país africano se tornou membro do Brics e também participará do G20, a convite do governo brasileiro. Lula destacou a importância de trabalhar em conjunto para promover a reforma da ordem global e construir a paz, especialmente diante das pressões protecionistas e conflitos que afetam os países mais pobres. O presidente também defendeu a discussão sobre a dívida externa dos países africanos.

A visita ao Cairo marca o centenário das relações diplomáticas entre Brasil e Egito. Atualmente, o país africano é o segundo maior parceiro comercial do Brasil no continente, ficando atrás apenas da Argélia. Em 2023, o comércio entre as duas nações alcançou US$ 2,8 bilhões, com destaque para as exportações brasileiras de produtos como peixes, carne de aves, algodão, bananas e gelatina e colágeno. O governo brasileiro espera que as relações bilaterais com o Egito aumente nos próximos anos, especialmente após a abertura do mercado egípcio para diversos produtos brasileiros.

Durante a visita, foi assinado um protocolo para a exportação de carnes e produtos cárneos do Brasil para o Egito. Esse acordo garante segurança alimentar, padrões rigorosos de qualidade e simplifica os trâmites burocráticos para a exportação de carnes bovinas, suínas e de aves. O Egito é um dos principais importadores de carne bovina do Brasil e líder na importação de carne de aves. O protocolo estabelece uma equivalência nos sistemas de inspeção de carnes, refletindo a confiança no controle sanitário brasileiro. Antes desse acordo, a renovação da habilitação de estabelecimentos brasileiros para exportação exigia auditorias presenciais, o que gerava custos elevados e limitava o número de estabelecimentos autorizados a exportar. Além disso, foi assinado um memorando para fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e Egito. O objetivo é incentivar a colaboração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa, por meio de projetos conjuntos, intercâmbios de pessoal e seminários. O acordo busca elevar a cooperação bilateral nessas áreas e promover o desenvolvimento e a inovação científica e tecnológica.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você