InícioEditorialBrasil manifesta ‘preocupação’ com movimentações militares em Essequibo

Brasil manifesta ‘preocupação’ com movimentações militares em Essequibo

O Brasil expressou nesta sexta-feira, 29, sua “preocupação” com as “demonstrações militares” na região do Essequibo e advertiu que estas são contrárias aos compromissos assumidos pelos governos da Venezuela e da Guiana em meados deste mês. “O governo brasileiro acompanha com preocupação os últimos desdobramentos do contencioso em torno da região de Essequibo”, afirma a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores em referência à nova escalada de tensões após a chegada de um navio de guerra britânico à Guiana. A Venezuela considerou este movimento uma “ameaça” e o presidente Nicolás Maduro ordenou uma “ação defensiva”, que inclui uma forte mobilização militar em frente à fronteira marítima com a ex-colônia inglesa.

O governo brasileiro lembrou nesta sexta-feira que, em um documento assinado naquele dia pela Guiana e pela Venezuela, ambos os países estabeleceram um compromisso sobre “não utilização da força ou da ameaça do uso da força, de respeito ao direito internacional e de comprometimento com a integração regional e a unidade da América Latina e o Caribe”. Neste quadro, a nota do Itamaraty sustenta que “demonstrações militares de apoio a qualquer das partes devem ser evitadas, a fim de que o processo de diálogo ora em curso possa produzir resultados”.

Venezuela e Guiana têm uma controvérsia secular sobre Essequibo, um território de quase 160 mil quilômetros quadrados rico em petróleo e outros minerais que é controlado pela Guiana. As tensões aumentaram depois de a Venezuela ter aprovado em 3 de dezembro, em um referendo não vinculativo, a anexação daquela região, cuja soberania está sendo analisada na Corte Internacional de Justiça. Após aceitar uma proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Maduro reuniu-se no dia 14 de dezembro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em São Vicente e Granadinas.

*Com informações da agêncoa EFE

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: Centrais sindicais fazem ato com Lula em SP

Evento celebra o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho; evento não deve mencionar...

Davi aceita convite para gravar música de arrocha com Silvanno Salles

Davi Brito fará sua estreia no mundo da música ao lado do cantor Silvanno...

Sobre cigarros, o escritor Paul Auster (e o STF)

O escritor americano Paul Auster morreu ontem, aos 77 anos, de câncer de pulmão....

Mais para você