InícioNotíciasPolíticaBrasil teme cenário de contestação na eleição da Venezuela

Brasil teme cenário de contestação na eleição da Venezuela

O Palácio do Planalto reagiu com aversão à indireta de Nicolás Maduro ao presidente Lula (PT). Na terça-feira (23/07), o venezuelano não mencionou diretamente o petista, mas aconselhou a tomar chá de camomila quem tivesse se assustado com suas falas sobre “banho de sangue” na Venezuela.

Na segunda-feira (22/07), Lula disse que ficou “assustado” após Maduro afirmar que poderia haver um “banho de sangue” no país caso ele perca a eleição do próximo domingo.

Por conta disso, integrantes do governo já consideram que a eleição no país vizinho não terminará em 28 de julho. Acreditam que o candidato derrotado, seja Maduro ou Edmundo González (da oposição), vai contestar o resultado do pleito.

O receio é que a Venezuela entre em um vórtex de caos social e institucional caso um dos lados conteste a vitória do eleito. Isso criaria uma situação de instabilidade no país que faz fronteira com o Brasil.

Mesmo assim, o governo se prepara para reagir com rapidez ao resultado da eleição na Venezuela. Petistas creem que os observadores do Partido dos Trabalhadores são garantia de que o processo será limpo. O assessor especial de assunto internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, também acompanhará o pleito.

Também na terça, Maduro também colocou em dúvida os processos eleitorais do Brasil, Colômbia e dos Estados Unidos. Ele mentiu dizendo que as eleições no Brasil não são auditadas. É importante destacar, no entanto, que o rito eleitoral no país é auditado de ponta a ponta e nunca foi constatada nenhuma fraude nas votações com urna eletrônica.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Apesar de especulação, Roberta Santana desconversa ida para Casa Civil em reforma administrativa

Um dos nomes mais cotados para assumir a titularidade da Casa Civil do Governo...

Prefeito de Andaraí quer consenso em eleição da UPB; Cardoso conta com Otto neutro e apoio de gestor de Medeiro Neto

Com foco em conseguir o consenso e não ter adversários na próxima eleição da...

Fraude no BB: golpista ofereceu R$ 500 mil por senha de gerente

A investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que descobriu um suposto esquema...

Richard Gere fala de nova vida na Espanha: “Estou na melhor fase”

Richard Gere escolheu deixar os Estados Unidos e recomeçar em uma nova casa na...

Mais para você