InícioEditorialPolítica NacionalCármen Lúcia diz que não há “poderes” das Forças Armadas

Cármen Lúcia diz que não há “poderes” das Forças Armadas

Ação trata dos limites constitucionais da atuação das Forças; ministra votou contra possibilidade de intervenção militar

Ao todo, há 8 votos para declarar inconstitucional a possibilidade de intervenção militar Sérgio Lima/Poder360 – 18.mai.2017

PODER360 5.abr.2024 (sexta-feira) – 17h31

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou não haver referência na Constituição Brasileira sobre o “poder moderador” das Forças Armadas. A ministra apresentou seu voto nesta 6ª feira (5.abr.2024) em ação que trata dos limites constitucionais da atuação das Forças e sua hierarquia em relação aos Três Poderes.

“Não há sequer referência, no sistema constitucional democrático brasileiro vigente, a qualquer atuação exorbitante ou autônoma das Forças Armadas em relação aos poderes constitucionais”, diz trecho do voto de Cármen Lúcia. Eis a íntegra (PDF – 208 kB).

“Golpear a Constituição desbordando do que nela definido para sua atuação é inconstitucional, ilegítimo, antidemocrático e inválido”.

A ministra também diz que as Forças Armadas não têm “poderes” para intervir em conflitos entre os Poderes. O voto vai à linha do entendimento do relator, ministro Luiz Fux.

Ao todo, há 8 votos para declarar inconstitucional a possibilidade de intervenção militar. O julgamento foi iniciado no plenário virtual em 29 de março e segue até 8 de abril.

Eis o placar da votação:

8 votos contra a intervenção militar: Luiz Fux (relator), Roberto Barroso, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. A ação foi impetrada em 2020 pelo PDT. A legenda questiona alguns pontos da lei de 1999 que regula o emprego das Forças Armadas. Dentre eles, a atribuição do presidente da República de decidir sobre o pedido do uso de Exército, Marinha e Aeronáutica pelos demais Poderes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Enchentes no RS: balanço aponta prejuízo de R$ 4,6 bilhões no setor habitacional

As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram mais de 2.304.422 pessoas e causaram...

Lula faz balanço com ministros sobre RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Vereadores derrubam veto do Executivo sobre pagamentos de profissionais da saúde

  Os vereadores derrubaram na Sessão Ordinária da última terça-feira (14) de maio o veto...

OAB sugere para Paulo Pimenta o uso do Fundo de Defesa de Direitos Difusos para a reconstrução do RS

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil enviou, nesta sexta-feira (17), um...

Mais para você